HC realizará oito mutirões para reduzir fila de espera por cirurgias


Ação tem apoio do governo do Estado de SP

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizará oito mutirões nas próximas semanas para diminuir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, represadas por conta da pandemia de covid-19. A estratégia tem o apoio do governo do Estado de São Paulo e deve custar, aproximadamente, R$ 60 milhões. A ação começa já neste sábado (4/2) e os pacientes aptos para os mutirões serão contatados pela equipe do HC da Unicamp.

O cronograma dos mutirões e as especialidades definidas pela superintendência do HC da Unicamp são as seguintes:

04/02 – Câncer de cabeça e pescoço
11/02 – Otorrinolaringologia
18/02 – Ortopedia/Quadril
24/02 – Colecistectomia
04/03 – Endoscopias de crianças
11/03 – Oncologia torácica
18/03 – Ortopedia/Joelho

“Para zerar a fila de espera por cirurgias, essa ação precisa ser contínua. Por isso esse diálogo com o governo estadual para esse aporte financeiro durante um ano”, revela Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.

Em 2022, o HC realizou mais de 11 mil procedimentos cirúrgicos, sendo 80% da área de oncologia. A expectativa para 2023 é chegar a mais de 19 mil cirurgias por ano, atingindo a capacidade máxima do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp.

Atendimentos oncológicos
Em dezembro de 2022, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou um mutirão para o atendimento de pacientes oncológicos de 41 municípios das regiões de Campinas e São João da Boa Vista. As principais neoplasias atendidas foram pulmão, próstata, melanomas (pele) e cabeça e pescoço.

Foram atendidos mais de 150 pacientes agendados por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e com prioridade para os que estavam há mais de 30 dias aguardando para a continuidade do tratamento. Mais de 35 médicos – inclusive da direção do HC – oncologistas, cirurgiões e radioterapeutas atuaram das 7h30 até as 15 horas. O hospital reservou 10 leitos para essa demanda e 200 cotas de exames de tomografia.


Leia também:
HC participa de Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Caius Lucilius – Núcleo de Comunicação HC Unicamp