Exposição sobre os 40 anos do CIATox segue até 16 de fevereiro no HC

De 1984 a 2021, o CIATox atendeu mais de 157 mil casos de exposições tóxicas

De 6 a 16 de fevereiro acontece no saguão de entrada F2 do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp a exposição histórica de 40 anos do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox de Campinas). Ligado à Unicamp, o CIATox está instalado no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Desde 1996, é vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e atua como serviço de apoio ao HC da Unicamp.

O CIATox é referência em Toxicologia e Toxinologia Clínica na região de Campinas. Atende SAMU, UPAs, UTIs, UBSs e à população geral, em toda área de vigilância epidemiológica e sanitária e toxicovigilância. De 1984 a 2021, o CIATox atendeu mais de 157 mil casos de exposições tóxicas.

Passado

Em 29 de novembro de 1982, por meio da Portaria GR 163/82, foi criado o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da Unicamp, vinculado à Reitoria da Universidade. No ano seguinte, o CCI foi implantado em duas salas nas dependências da Santa Casa de Campinas, e recebeu a doação de uma linha telefônica, – na época, de valor elevadíssimo – pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Em 1996, o CCI passa a ser vinculado à FCM, atuando como serviço de apoio ao HC.

“Antes do CCI nós atendíamos os intoxicados na enfermaria de emergência da Santa Casa, quando precisavam de internação, entre eles os acidentados com animais peçonhentos”, diz o professor Ronan José Vieira, um dos fundadores do CCI.

Futuro

Para José Luiz Costa, coordenador executivo do CIATox, nos próximos 40 anos o CIATox voltará a ser muito centrado na universidade, se estruturando nos alicerces do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, diz o coordenador executibo do CIATox, atendimentos tendem a aumentar, sendo necessário uma equipe capacitada para dar a população todo atendimento necessário em caso de intoxicação.

“As parcerias com o município de Campinas, com o HC e com a FCM são fundamentais para gente. Somos um centro de uma universidade pública, com muito orgulho, cuja toda parte assistencial é SUS. Os números de publicações falam por si. Temos gerado pesquisas que crescem anualmente, com qualidade internacional reconhecida. O CIATox tem, seguramente, o melhor laboratório de análises para toxicologia clínica do Brasil, com capacidade ímpar de fazer diagnóstico de intoxicações. Isso vem de parcerias e apoios, como o do Ministério Público do Trabalho de Campinas”, revela José Luiz.

Atuação

O CIATox oferece assistência, ensino, pesquisa e extensão, na área de toxicologia e especialidades afins; capacitação de profissionais de saúde; realização de exames de laboratório pertinentes aos seus campos de atividades; assistência toxicológica à comunidade em consonância com os programas estabelecidos pelas unidades da Universidade; além de levantamento de dados epidemiológicos.

Assista ao vídeo com a história do CIATox: