HC e Unicamp articulam parcerias com o governo federal

Audiências foram com quatro ministros para estreitar laços e colaborações

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde e o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e estiveram em Brasília entre os dias 8 e 9 de fevereiro para audiências com quatro ministros e iniciaram uma série de articulações para o estabelecimento de parcerias entre a Universidade e as várias áreas do governo.

Eles se encontraram com o ministro da Educação, Camilo Santana, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Todas as conversas foram no sentido de manifestar nossa disponibilidade para parcerias, de estreitar os laços de colaboração para o desenvolvimento de projetos e atividades conjuntas.

Saúde

Na saúde, a superintendente do HC e o reitor da Unicamp sugeriram ações para a regulação da prestação dos serviços de atendimento público na regiões atendidas pelo HC — neste caso, os DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) 7, 10 e 14.

Durante reunião com a ministra da Saúde Nísia Trindade e o secretário de Atenção Especializada Helvécio Magalhães, a superintendente do HC da Unicamp destacou a necessidade emergencial de reequilíbrio do déficit orçamentário, a ampliação do projeto arquitetônico do hospital para atendimento a demanda necessária e o aumento do atual teto dos procedimentos oncológicos.

“Isso se faz necessário para a qualificação e maior oferta de procedimentos oncológicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas e região que buscam atendimento em nosso hospital”, destacou Elaine.

Meirelles lembrou ainda que o Ministério da Saúde está em articulação com os governos estaduais para a implantação de um programa de redução das filas de cirurgias eletivas, mas informou que o Ministério quer, a partir desta primeira iniciativa, formar uma base de ações estruturantes para evitar que o fenômeno das longas filas volte a se formar.

“E é possível que essa iniciativa e as ações estruturantes subsequentes sejam lançadas, em breve, num evento na Unicamp”, disse o reitor, que foi corroborado pela superintendente do HC da Unicamp.

“As tratativas sinalizam que isso possa acontecer ainda no mês de março”, revelou Elaine.

O reitor e a superintendente do HC também se encontraram com o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha. O ministro tem uma ligação histórica com a Universidade, onde se formou médico infectologista, fez doutorado e lecionou como professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Ciência e Tecnologia

À ministra da Ciência &Tecnologia, Luciana Santos, foi apresentada uma série de pesquisas desenvolvidas na Unicamp e mostrado a ela a importância da Unicamp na agenda da Inovação — o Parque Tecnológico, a Incubadora, a Inova e o HIDS, o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável.

A superintendente do HC disse que os propósitos discutidos com a ministra Luciana Santo estão em consonância com as ideias do Ministério de Ciência e Tecnologia e trarão resultados de curto, médio e logo prazo para a Unicamp e para o hospital.

“Mais uma mulher engajada nos apoiando integralmente. Temos imensos desafios, mas as perspectivas são boas. Saímos com vários projetos, entre eles a inclusão de meninas e mulheres na ciência e a ampliação da oferta e atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq”, comentou Elaine, que também é professora e pesquisadora do Departamento e Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Matéria originalmente publica no Portal da Unicamp por Tote Nunes, SEC/Unicamp