Risco de pedra nos rins aumenta 30% no Verão


Cerca de 1,5 milhão de brasileiros apresentam algum tipo de disfunção renal

Cálculo renal é o termo médico para a famosa pedra nos rins. Estima-se que 15% da população possa ser acometida pelo cálculo renal e que cerca de 1,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de disfunção renal.  De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, o número de pacientes atendidos com cálculo renal aumenta cerca de 30% durante o Verão.

“A temperatura elevada no Verão faz as pessoas suarem mais e, consequentemente, ficarem mais desidratadas. A desidratação resulta em urina mais concentrada, o que é um risco para a superssaturação de cristais que formam os cálculos renais”, explica urologista e especialista em cálculo renal do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Wilmar Azal Neto.

Para se evitar a formação de cálculos renais, de acordo com o especialista da Unicamp, é importante aumentar a ingestão de líquidos, principalmente de água, nos dias mais quentes ou quando fizer atividade física, além de fazer uma dieta adequada com pouco sal e controle de peso. Pessoas com índice de massa corporal elevado podem apresentar mais cálcio e ácido úrico na urina.

Em 85% dos casos as pedras são pequenas e expelidas naturalmente, pela urina. O restante dos pacientes apresenta dores fortes e infecções e necessita de tratamento medicamentoso ou de intervenção cirúrgica. A chance de reincidência da doença também é grande.

“Se a recorrência dos cálculos for muito grande, é necessário procurar um urologista para uma orientação mais individualizada, já que a origem dos cálculos é muito variada”, diz Wilmar.

Podcast

Durante o podcast Ressonância, o especialista do HC da Unicamp respondeu ainda as dúvidas mais comuns dos ouvintes, como por exemplo se comer muito feijão aumenta a chance de ter pedra nos rins ou se a combinação de alguns alimentos ajuda a expelir a pedra, sem a necessidade de cirurgia.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros.


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Ilustração: Canva