Hospital agora faz implante transcateter de válvula aórtica (ITAV) por cateterismo
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi credenciado como nível A pelo Ministério da Saúde no primeiro ciclo do programa QualiSUS Cardio. Por conta deste credenciamento, 15 procedimentos em cardiologia realizados no HC pela equipe coordenada pelos médicos Orlando Petrucci e Carlos Lavagnoli passaram a ser faturados, desde setembro do ano passado, com um incremento adicional de 75% do valor da tabela SUS.
Alguns dos procedimentos que serão pagos acima da tabela SUS são a revascularização miocárdica com uso de extracorpórea, a correção endovascular de aneurisma e o implante de prótese valvar. O HC também foi habilitado como primeiro hospital público para fazer o implante transcateter de válvula aórtica (ITAV) por cateterismo, evitando assim, a cirurgia aberta. Esse procedimento, menos invasivo, irá beneficiar, especialmente, os pacientes acima de 75 anos de idade.
“São cirurgias cardíacas estratégias que já fazemos. Com esse acréscimo, os valores chegam próximos ao pago pelos convênios para a realização desses procedimentos. Ao sermos ressarcidos acima da tabela SUS, poderemos ampliar a oferta dessas cirurgias cardíacas para mais pacientes”, comentou Fernanda Orsi, coordenadora de Administração do HC da Unicamp.
Primeiros pacientes
No mês de fevereiro, dois pacientes de alto risco receberam o implante transcateter de válvula aórtica (ITAV). A expectativa da equipe da cardiologia do HC da Unicamp é que até o final do ano sejam feitas mais 50 cirurgias como essa. Veja na reportagem da EPTV como foi o procedimento e a recuperação dos pacientes.
QualiSUS Cardio
Instituído em maio de 2022, o QualiSUS Cardio é um avanço no modelo de financiamento da atenção especializada, incorporando o desempenho como critério fundamental para o custeio diferenciado. Os hospitais que prestam assistência cardiovascular habilitados no programa devem atingir metas estabelecidas por índice baseado em modelo de análise multicritério.
O 1º ciclo do programa avaliou os 191 estabelecimentos de saúde pré-classificados no âmbito da alta complexidade cardiovascular a partir de indicadores relativos ao volume, qualidade e complexidade da assistência ofertada, estabelecendo custeio diferenciado condicionado ao desempenho. A cada dois anos, será realizada uma nova classificação dos níveis de todos os hospitais integrantes do programa.
No total, 191 hospitais foram credenciados no programa. Acesse aqui a lista completa dos hospitais habilitados.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: HC Unicamp