O Hospital de Clínicas e o Gastrocentro da Unicamp, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde (DRS-7), realizaram neste sábado (18-03), um mutirão de endoscopia e colonoscopia em crianças de toda Região de Campinas. Ao todo, 18 crianças – com idades entre 2 e 16 anos – foram convocadas, quatro não compareceram e duas tiveram o procedimento suspenso devido ao quadro respiratório. Os exames começaram `às 7 horas e se encerraram às 15 horas.
A médica do Gastrocentro Maria de Fátima Servidoni e coordenadora da ação, comemorou o sucesso do mutirão destinado às crianças (3 do sexo feminino e 9 do masculino). As principais investigações dos exames, diz, foram doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), esofagite eosinofílica, vômitos recorrentes, dor abdominal, hernia hiatal, sangramento intestinal, baixa peso com estatura normal, regurgitações, atopia grave com eosinofilia e hematoquezia.
O mutirão aconteceu em duas salas do Centro Cirúrgico Ambulatorial e teve a participação de três médicas endoscopistas sendo duas voluntárias (Dra. Fernanda Miranda e Dra. Gabriela Gomez), três médicas anestesistas (Clarissa, Helena e Camila), cinco médicos residentes da endoscopia, quatro da gastropediatria e 10 profissionais de enfermagem. Os diagnósticos de 16 exames em 12 pacientes foram: Esofagite eosinofílica (5), Esofagite péptica (4), Gastrite erosiva (3), Bulboduodenite erosiva (3) e pólipo colônico (1).
“Essa é mais uma ação acertada com a Secretaria de Estado da Saúde, através da DRS-7, para redução das filas de exames represados com uma demanda considerável. Graças ao mutirão, podemos identificar patologias importantes que podem ser tratadas e acompanhadas antes que se tornem graves”, salientou Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC que adiantou “Vamos planejar novos mutirões de endoscopia pediátrica”.
Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC