Otávio Rizzi Coelho é homenageado durante cerimônia de entrega da escultura Na batida do Coração

HC é único hospital do interior de SP a receber a obra de arte

O médico cardiologista Otávio Rizzi Coelho foi homenageado ontem (23) durante a cerimônia da entrega da escultura Na batida do Coração pintada pelo artista Bieto e doada ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Formado pelo quinta turma do curso de Medicina da Unicamp, Otavio Rizzi é professor mais antigo da cardiologia Ele foi homenageado por conta de sua recém-aposentadoria.

“Eu participei de todas as mudanças do hospital. Se dependesse de mim, eu não me aposentaria. Tenho o imenso prazer de participar da área da saúde da Unicamp. A disciplina de cardiologia é uma das melhores do Brasil. Seguramente, deixou uma cardiologia muito melhor do que a que recebei, mas eu não fiz isso sozinho. Temos que nos manter no topo, onde sempre estivemos”, disse Otávio.

A superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, entregou a Octávio uma placa em nome de todo hospital e lembrou de um momento marcante junto ao professor e médico da Cardiologia do HC da Unicamp.

“Quando comecei aqui na superintendência, pós-pandemia, a pessoa que mais me ajudou e acreditou em mim foi o Otávio, que chegava sempre às 7 horas. E ele dizia que em época de crise temos que ser os primeiros a chegar e os últimos a sair”, relembrou Elaine.

A leitura do texto escrito na placa de homenagem coube a Otavio Rizzi Coelho Filho, também cardiologista do HC da Unicamp. Em linhas gerais, a mensagem dizia que a contribuição de Otavio foi essencial desde os primórdios do hospital até atingir o patamar de excelência em assistência à saúde em geral.

“Parabéns pela sua trajetória brilhante e pelo seu exemplo para a cardiologia”, disse Otavio Filho.

Otavio também foi homenageado por vários amigos e profissionais do HC que conviveram com ele por mais de 35 anos dentro do hospital e fora dele, como alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Duas características que me chamam a atenção no Otavio: uma é que ele nunca desanima e a outra é o jeito de tratar as pessoas, principalmente os pacientes. E isso ele passou para os médicos que formou”, disse a médica pediatra Teresinha Tresoldi.

“A nossa formação era inspirada no Otávio. O Tavuca [nome carinhoso pelo qual o Otavio é conhecido] tem o coração muito maior do que esse que estamos vendo aqui. Ele é cara que sempre melhora o nosso astral”, disse Ivan Toro, pró-reitor de Graduação da Unicamp.

“Otavio é o paradigma de como deve ser um médico. Tive o privilégio de ter Otávio na administração da Unicamp, e ele participou de todas as mudanças que ocorreram na área da saúde”, reforçou Fernando Ferreira Costa, ex-reitor da Unicamp.

“Todos nós que somos formados por essa faculdade devemos muito do aprendizado em cardiologia e humanidade com os pacientes à sua dedicação e aos seus ensinamentos”, disse Plínio Trabasso, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

Dentre os outros convidados que dirigiram suas palavras ao homenageado, estavam: Manoel Barros Bertolo, Agrício Crespo, Lair Zambon, Lilian Costallat, Cristina Lalli, Luiz Claudio Martins, Andrei Sposito, José Roberto Matos entre outros.

Ouça aqui o áudio completo da cerimônia e da homenagem.

Na batida do Coração

A obra denominada Na batida do Coração retrata um coração de 1.70 altura por 2.25 comprimento e integrou a exposição itinerante em vários estados, “Siga Seu Coração”, em que foram expostos 10 corações pintados por artistas renomados. Após a exposição, as esculturas foram doadas a vários hospitais do país. O HC da Unicamp é único hospital do interior do Estado de São Paulo a receber a doação da obra.