HC entrega equipamento de ressonância magnética de última geração

O Hospital de Clínicas da Unicamp entregou oficialmente nesta segunda-feira (29-05), o novo aparelho de Ressonância Nuclear Magnética de 1,5T modelo Magnetom ALTEA, da Siemens. O moderno equipamento possui diâmetro interno de 70 cm, proporcionando conforto e acessibilidade de pacientes claustrofóbicos, ansiosos e mais corpulentos. Outro destaque tecnológico é a inteligência artificial (AI) que agiliza e seleciona os melhores parâmetros do aparelho para adequar a aquisição das imagens do exame em cada tipo de paciente, que possuem características únicas e individuais (biovariáveis).

A nova ressonância magnética do HC foi adquirida por R$ 4 milhões com recursos de emenda parlamentar dos deputados federais Paulo Freire (R$ 2.820.000,00), Carlos Sampaio (R$ 250.000,00) e uma contrapartida de R$ 930.000,00 da reitoria. As obras de instalação foram da empresa Siemens. Outra vantagem é que a tecnologia embarcada permite aumentar em 30% a produtividade dos exames, reduzindo os tempos de espera do paciente. O equipamento foi adquirido com vários softwares de pós-processamento que resultam em digitalização e reconstrução de imagens com excelente qualidade diagnóstica, altamente eficientes e baseadas em deep learning (inteligência artificial).

“A ressonância é muito importante para um hospital como o nosso HC. Entre a chegada da verba parlamentar até a sua instalação, há um trabalho imenso de infraestrutura coordenado várias equipes do hospital. Quero agradecer aos parlamentares e à reitoria da Unicamp que viabilizaram esse novo equipamento de ressonância magnética”, ressaltou e revelou Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC durante a cerimônia.

O fabricante destaca a tecnologia BioMatrix de inteligência artificial, que analisa os pacientes por suas anatomias e fisiologias (biovariáveis), minimizando variações indesejadas nos resultados dignósticos das imagens. A tecnologia BioMatrix se ajusta automaticamente à biovariabilidade do paciente “personalizando” os exames. A nova RMN faz aquisição de imagens em todas as áreas do corpo humano como coração, cérebro, cabeça, pescoço, pulmão, órgãos intestinais, próstata, músculo esquelético, entre outros.

Carmen Olmos, representando o deputado federal Carlos Sampaio, se disse honrada em estar na Unicamp e ter participado da compra do equipamento. “Sempre estaremos presentes na Unicamp e continuaremos sendo parceiros por convicção ao trabalho de vocês, pois a essa universidade e esse hospital são motivos contínuo de orgulho em nossa sociedade”. Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, ex-superintendente do HC, representou o deputado federal Paulo Freire e destacou que há quatro mandatos o parlamentar vem apoiando o HC com emendas de equipamentos e custeio. “Queremos agradecer publicamente essa parceria com todos parlamentares federais, em especial nesse dia, os deputados Paulo Freire e Carlos Sampaio que sempre mantiveram as portas abertas em Brasília”, disse Gonçalves.

O novo aparelho também tem novas funcionalidades em relação as imagens de implantes de metal que tem sido historicamente difícil com os sistemas convencionais de ressonância magnética, pois o metal causa artefatos. O modelo Magnetom ALTEA oferece vantagens que resultam em distorções de metal reduzidas, aprimorando expressivamente a capacidade de diagnóstico para imagens de implantes metálicos.

“Apoiar a Unicamp e a área da saúde é apoiar a sociedade, não só do estado de São Paulo, mas do Brasil, porque a Unicamp recebe pacientes de vários estados do país. Meu sonho é que o HC seja, em breve, classificado entre os dez melhores do Brasil. Se depender de nós, isso será um compromisso”, assegurou Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp.

Dario Saadi, médico e prefeito de Campinas, lembrou que só a tecnologia não faz a medicina avançar e que é necessário um olhar humanizado no ato de cuidar do paciente. O prefeito destacou a disposição da reitoria e do HC em sair dos muros da Universidade e discutir com a Prefeitura ações que melhorem a vida da população de Campinas e região. Ele citou, por exemplo, os mutirões feitos pelo hospital para reduzir as filas de espera em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. “É muito bonito ver essa vontade de cuidar da cidade de Campinas e uma felicidade participar da entrega desse equipamento de ponta que fará diferença no tratamento dos pacientes”, concluiu Saadi.

O encerramento da cerimônia foi do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, que mais uma vez destacou a importância das parcerias da Unicamp com o Congresso Nacional. “Esse conjunto de recursos para a aquisição desse novo equipamento, entre muitos outros que já vieram e estão por vir, é muito importante. Precisamos continuar nos juntando com instituições da cidade, do estado e do governo federal para uma maior convergência focada na assistência e no desenvolvimento regional e do país”, ressaltou o reitor da Unicamp.

O diretor da Divisão de Diagnósticos por Imagem do HC da Unicamp, Sergio San Juan Dertkigil, ressalta as novidades tecnológicas do equipamento, que além de proporcionar menos ansiedade aos pacientes – pelo conforto e rapidez –, a nova ressonância reforça a evolução dos diagnósticos ricos em detalhes e qualidade de imagem para a formação de futuros médicos. “A medicina de precisão no HC ganha com o novo equipamento pois as inovações permitem, além das já citadas, concentrar vários segmentos do corpo em um só exame”, observa. Outro diferencial é a capacidade de carga máxima na mesa de 320 kg.

Caius Lucilius com Edimilson Montalti  Núcleo de Comunicação HC Unicamp