Comunicação não-violenta: é possível?


A psicóloga Daniele Pompei Sacardo é a entrevistada do podcast Passagem de Plantão

O quarto episódio do podcast Passagem de Plantão traz uma abordagem diferenciada da comunicação com Daniele Pompei Sacardo, psicóloga e professora da área de ética e saúde do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Nesse episódio do podcast é discutido quais seriam os passos ou orientações básicas para o profissional da saúde se utilizar da comunicação não-violenta e favorecer a comunicação efetiva na sua rotina de cuidados com o paciente.

Além disso, a psicóloga destaca o quanto a personalidade individual e o autoconhecimento podem influenciar nesse processo, e reforça a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da comunicação intrahospitalar.

A comunicação não-violenta foi sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que escolheu esse nome inspirado nos trabalhos de resistência não-violenta de Gandhi e Martin Luther King. Ela se baseia em quatro focos: observação, sentimentos, necessidades e pedidos.

Passagem de Plantão

O podcast é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Passagem de Plantão é direcionado para profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. A periodicidade do podcast é bimestral.

A primeira edição do podcast Passagem de Plantão surgiu em 2021, por iniciativa da fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC, Ligia dos Santos Rocetto Ratti e da enfermeira Keila Mara. O projeto ganhou o prêmio do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS).

O podcast Passagem de Plantão é produzido pelo NSP do HC da Unicamp em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.


Texto: Edimilson Montalti e Lígia Rocetto Ratti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: SEC Unicamp