Profissionais do Serviço Social do HC refletem sobre prática e comprometimento à atenção aos usuários


Serviço social realiza mais de três mil atendimentos mensais

Neste ano é celebrado os 30 anos do Código de Ética e da Lei de Regulamentação do Serviço Social, que tem como centralidade a contribuição para defesa dos direitos da população. Para celebrar essa data, no último dia 24 de maio, aconteceu no auditório do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, um evento em comemoração ao Dia do Assistente Social. O evento no HC teve como tema a Política da Assistência Social: Proteção Básica.

De acordo com Adriana Renata Ferrari Gasparoni, coordenadora do Serviço Social do HC da Unicamp, o hospital tem 17 Assistentes Sociais e realiza mais de três mil atendimentos mensais nas áreas de enfermarias, Unidade de Emergência Referenciada (UER), ambulatórios e convocação de pacientes. “O fluxo de maior demanda e complexidade é no Núcleo das Enfermarias”, revelou Adriana.

A abertura do evento contou com a participação do Diretor da Divisão de Enfermagem HC, Joaquim Graciano. “A participação da enfermagem reforça interface multidisciplinar da atuação do Serviço Social”, disse Joaquim, parabenizando toda a equipe de assistentes sociais do HC.

As palestrantes convidadas contribuíram com informações sobre a operacionalização da política de assistência e promoveram reflexões para uma prática profissional cada vez mais comprometida com os acessos dos usuários aos serviços e benefícios.

“Esse evento marca também a retomada de atividades da Equipe de Educação Continuada”, contou Adriana.

Dia do Assistente Social

O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) também promoveu, no dia 15 de maio, um evento em comemoração ao Dia do Assistente Social. O evento foi direcionado aos funcionários, estagiários e treinandos da área de Serviço Social. O evento contou com uma oficina intitulada “ética e cotidiano profissional”, ministrada pela Assistente Social Tatiana Alves e Silva, agente fiscal do conselho regional de serviço social da seccional de Campinas. A atividade foi muito bem recebida entre os profissionais de Serviço Social, com ampla participação das unidades, principalmente do HC da Unicamp.


Texto: Edimilson Montalti com a colaboração de Adriana Gaspatoni
Fotografia: Edimilson Montalti, GGBS e Serviço Social