Dos trabalhos 13 inscritos, seis foram contemplados
No final do mês de maio, aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp, o XI Lean Six Sigma Congress, evento anual que aproxima a academia das organizações públicas e privadas, discute os desafios comuns e a busca da melhoria contínua dos processos de alta performance com menos custo e desperdício de tempo. As áreas temáticas dessa edição foram: saúde, alimentos e agro, setor público e transformação digital.
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) inscreveu 13 projetos no eixo saúde do XI Lean Six Sigma Congress e seis deles foram premiados. Foi um prêmio de primeiro lugar na categoria A3, um prêmio de segundo lugar na categoria pôster e foram quatro menções honrosas nas categorias pôster e A3.
Veja abaixo a relação de todos os trabalhos premiados e, nos links, os projetos completos com o nome de todos os participantes:
Medicina Nuclear sustentável – Primeiro lugar na categoria A3
Atualização e padronização dos documentos institucionais – Segundo lugar na categoria pôster
Gestão de pessoas: Estratégias para identificar as necessidades e reduzir conflitos – Menção honrosa na categoria pôster
Aplicação do pensamento Lean como estratégia de controle e execução dos projetos estratégicos do HC Unicamp – Menção honrosa na categoria apresentação oral
Time de Prevenção de Aspiração Broncopulmonar: Análise dos indicadores após um ano da implantação por meio do Relatório A3 – Menção honrosa na categoria A3
Revisando o fluxo de materiais reprocessáveis entre Unidades de Internação e Central de Material Esterilizado: Melhoria utilizando ferramentas Lean – Menção honrosa na categoria A3
Além das premiações, a coordenadora no NQSS, Nilcilene Pinheiro, fez uma apresentação sobre o Planejamento Estratégico do HC aos participantes do evento. De acordo com Nilcilene, essa troca de experiências, que gera mudanças e melhorias na gestão assistencial e administrativa, é fundamental para os gestores de instituições de saúde pública.
“Compartilhamos nossa experiência com o planejamento estratégico do HC Unicamp, utilizando a filosofia Lean. Além disso, o hospital foi contemplado com as premiações já mencionadas. Isso mostra nossa maturidade e capacidade de empreender, aprender e compartilhar práticas de gestão enxuta na saúde”, disse Nilcilene.
O projeto que ficou em primeiro lugar na categoria A3 chamado de Medicina Nuclear sustentável é o que será replicado em outros setores do hospital, conforme matéria já publicada no dia 6 de junho, Dia do Meio Ambiente, no site do HC da Unicamp. Como prêmio, a biomédica Natália Tobar ganhou um curso Lean Healthcare.
De acordo com Natália, a importância do trabalho vencedor na categoria A3 vai além dos números e da economia gerada, pois impacta de modo positivo o meio ambiente e faz refletir sobre as responsabilidades dos cidadãos e colaboradores do HC e da Universidade com a sustentabilidade, um dos valores do hospital.
“É uma honra e grande felicidade receber esta premiação. Sinto que nossos esforços em semear uma cultura de sustentabilidade no setor de Medicina Nuclear tem valido a pena! O prêmio também traz visibilidade para a futura expansão do projeto do qual não só o HC colherá frutos, mas toda a sociedade”, disse Natália.
Lean Six Sigma
O XI Lean Six Sigma Congress foi organizado pelo Grupo de Inovação e Gestão na Saúde (GIGS) da Unicamp e pelo Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial (LabDGE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). “A pandemia foi dura. Este foi o primeiro evento presencial de retomada com mais de 200 participantes inscritos”, disse Li Li Min, médico neurologista do HC, professor da FCM e presidente do XI Lean Six Sigma Congress.
Leia também:
Projeto de sustentabilidade da Medicina Nuclear será replicado em outros setores do hospital
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação