Peruca renova ânimo de pequenos pacientes internados no HC


Hospital é uma central permanente de captação de mechas de cabelo

Lara Mascarenhas Divino tem uma imunodeficiência rara e está há três meses internada na Unidade de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Por causa da doença, uma das sequelas é a perda dos cabelos. Conversando com a enfermeira residente Gabriela Feltrim Argento, ela disse que gostaria de comprar uma peruca. Gabriela imediatamente se lembrou de Tio Fininho e da ação em parceria com a ONG Fios de Alegria e com o HC da Unicamp, que é uma central de captação de mechas para confecção de perucas para pacientes com alopecia ou tratamento oncológico.

Na terça-feira (13/6), Tio Fininho trouxe a peruca feita sob medida para Lara. A alegria da menina foi compartilhada por todos da Pediatria, que sabiam do desejo da garota e ficaram encantados com a qualidade e a beleza da peruca feita para ela, de forma tão especial. A mãe, Carina, que acompanha a filha desde o primeiro dia de internação, agradeceu a todos e ouviu com atenção os cuidados necessários para que o novo cabelo de Lara fique sempre bonito.

Tio Fininho disse que a peruca melhora a autoestima das crianças e adolescentes. “Só desses pequenos pacientes se olharem no espelho e não verem mais a carequinha, isso dá um ânimo novo para que eles possam passar pelo tratamento e voltarem o mais rápido possível para casa, com a peruca de recordação, com o cabelo nascendo na cabeça e com sensação de que está curado”, revelou Fininho que levou 64 mechas e trouxe mais uma peruca para outra pequena paciente que teve alta, mas que irá receber a peruca quando voltar para acompanhamento clínico.

Desde 2021 o HC Unicamp passou a ser uma central permanente de captação de cabelos do Projeto Tio Fininho, em parceria com a ONG Fio de Alegria, que confecciona perucas para pacientes diagnosticadas com câncer ou outros tipos de doenças que causam a queda dos cabelos.

Para doar as mechas que serão utilizadas na confecção das perucas é bem simples: o cabelo tem que estar limpo e seco, com um mínimo de 20 centímetros de comprimento e preso em um elástico. A entrega é feita no Núcleo de Comunicação do HC da Unicamp, localizado no 3º andar do hospital. A entrega deve ser agendada pelo telefone (19) 3521-8002 ou pelo email relpub@hc.unicamp.br.


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp