Hospital de Clínicas da Unicamp tem participação no Livro de Captação de Recursos em Saúde

O ex-superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho e o assessor de imprensa e relações institucionais do hospital, Caius Lucilius, estão entre os 27 autores que escreveram um dos capítulos do livro Manual de Captação de Recursos em Saúde, publicado pela Editora dos Editores. O Hospital de Clínicas foi a primeira unidade hospitalar da Unicamp a atuar na captação de emendas parlamentares do orçamento da União, em Brasília.

O lançamento oficial ocorreu neste sábado (29-07), durante o 35º Congresso Nacional de Cirurgia, que aconteceu de 27 a 30 de julho em Florianópolis, Santa Catarina. O evento de lançamento teve a presença de médicos, pesquisadores, profissionais de saúde e gestores hospitalares de todas as regiões do País.

O prefácio é do professor titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Giovanni Guido Cerri. “Infelizmente, não tive, na oportunidade, a possibilidade de consultar uma publicação como esta que me ajudasse a nortear e compreender como e onde buscar recursos”, ressalta o ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo e ex-presidente do Conselho Diretor do ICESP. Ele acrescenta que, embora existam artigos do tema na literatura, mas nada que discuta com profundidade e a riqueza de alternativas de captação nas suas diversas possibilidades e dificuldades como nesta edição.

O livro tem 27 capítulos distribuídos em 257 páginas. Os editores são Everson Luiz de Almeida Artifon (Livre docente do Depto. de Cirurgia da FMUSP e de Anatomia e Cirurgia da FMRP-USP); Adriana Mariano (Relações institucionais do Hospital de Amor Barretos); José Pinhata Otoch (Titular do Depto. de Cirurgia da FMUSP e superintendente do Hospital Universitário da USP); Rafael Minatogawa (Câmara dos Deputados) e Mariana Gonçalves Magon.

A convite dos editores, ficou sob a responsabilidade dos profissionais do HC-Unicamp, a elaboração do capítulo – com 11 páginas e fotos – dedicado à captação de recursos e emendas para hospitais universitários. O conteúdo apresenta 15 passos para atuação em Brasília e foi baseado na experiência de captação de emendas do orçamento da União, exercidas desde 2008, junto ao Congresso Nacional (Câmara e Senado), além de pleitos de projetos junto ao Ministério da Saúde e ao Palácio do Planalto.

Os autores do capítulo na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em Brasília

Desde então, foram captados para o HC da Unicamp quase R$ 110.000.000,00 de recursos federais. A maioria dos recursos resultaram em equipamentos que permitiram a maior modernização do parque tecnológico desde a fundação do hospital em 1985. Uma das metas de destinação das emendas, por exemplo, era a substituição total de camas manuais por camas elétricas (450), que se concluiu em 2015. Outra parte dos recursos são de custeio e programas do Ministério da Saúde. Outra importante emenda de R$ 4.000.000,00 foi apresentada pelo deputado Paulo Freire para aquisição de um acelerador linear para Radioterapia.

Manual de Captação de Recursos em Saúde traz instruções úteis, visando a divulgação dos critérios e procedimentos estabelecidos na legislação que trata das possibilidades de obtenção de recursos dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. No Manual, estão descritas informações conceituais, formalidades e cuidados que devem ser observadas na captação e aplicação dos recursos obtidos, como as emendas parlamentares.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

2008 – Superintendente Luis Carlos Zeferino com o deputado federal (in memorian) Paulo Renato (ex-reitor da Unicamp)
2014 – Superintendente Manoel Barros Bertolo com o ministro da Saúde Alexandre Padilha
2016 – Superintendente João Batista de Miranda com o ministro da Saúde Ricardo Barros e o deputado federal Paulo Freire