Uma equipe de cirurgia cardíaca do Hospital de Clínicas da Unicamp conseguiu realizar a captação de um coração no Hospital Fornecedores de Cana, no último dia 16/08, em Piracicaba, e fazer o transplante em uma paciente do HC, graças ao apoio do helicóptero Pelicano do Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Polícia Civil (Grupamento SAT 05). A remoção do órgão levou 90 minutos e chegou em Campinas após 30 minutos. A cirurgia de transplante foi bem sucedida e a paciente terá alta semana que vem.
Segundo a equipe de cirurgia cardíaca envolvida no transplante, a corrida contra o tempo foi iniciada por volta das 5h50 da manhã, após a notificação de um doador compatível com as características do paciente do HC da Unicamp. Os médicos escalados para a captação em Piracicaba foram os cirurgiões cardíacos Carlos Fernando Ramos Lavagnoli e o médico residente Victor Brás, que retornaram com o órgão na aeronave para Campinas. A paciente que recebeu o novo coração tinha uma miocardiopatia dilatada idiopática.
A operação de transporte foi realizada na última quarta-feira (16/08) por equipes do Serviço Aerotático (SAT) com o uso do helicóptero Esquilo AS350 B2, sob a coordenação dos delegados João Eduardo Felipe, Luiz Ricardo da Silva Kojo e do investigador José Ricardo Martinez. Entre os órgãos para doação, o coração deve ser implantado em até 4 horas de isquemia total – falta de circulação de sangue decorrente da retirada do corpo do doador.
“Considera-se menor for o tempo decorrente entre a retirada do órgão do doador e seu implante no paciente receptor, melhores são as chances de recuperação e sucesso no transplante, por isso cada minuto conta”, ressalta Carlos Lavagnoli.
Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC