No dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, os pacientes sem restrição alimentar do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp receberam um almoço especial. O cardápio foi frango assado com gergelim, macarrão parisiense, salada de rúcula e sobremesa cremosa de abacaxi. Nessa data, a DND do HC da Unicamp celebra também a Semana da Nutrição, onde os profissionais da DND são reconhecidos por desempenharem um papel importante na assistência nutricional dos pacientes.
“Trabalhamos nos bastidores do hospital, dando o que temos de melhor para que nossos pacientes tenham uma alimentação balanceada e nutritiva que favorece uma rápida recuperação”, diz Luciane Cristina Rosim Sundfeld Giordano, coordenadora da Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do HC da Unicamp.
Durante esse período, há uma reflexão sobre ações voltadas para a Nutrição, onde cada indivíduo deve exercer papel relevante para si próprio e para a comunidade. A garantia de que todas as pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade é imprescindível, para um futuro mais justo e equilibrado para o nosso planeta e seus habitantes. Por isso, erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável são os principais propósitos do segundo item da lista de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Na verdade, essa ação, ecoa como um apelo global para extinção da pobreza, proteção ao meio ambiente e clima, garantindo uma vida melhor, mais digna para todos, com o intuito de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil”, destaca Luciane.
Texto: Luciane Giordano e Edimilson Montalti – HC Unicamp
Fotografia: DND