Oncogenética é o tema do podcast Ressonância


Estima-se que cerca de 5% a 10% dos cânceres estejam relacionados à predisposição hereditária

A médica oncologista e coordenadora de divisão do Núcleo de Oncologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Nádia Sclearuc de Siqueira é a entrevistada desse mês do podcast Ressonância. O tema dessa edição é oncogenética, área que envolve a genética médica e a oncologia clínica e muito importante para o tratamento e acompanhamento dos pacientes com câncer e suas famílias.

De acordo com a especialista do HC da Unicamp, a oncogenética vai estudar a associação do tipo de câncer, com o fato do paciente ter uma predisposição hereditária para desenvolver esse tipo de câncer. “É aquele paciente que pode ter nascido com a mutação em suas células que, no decorrer da vida, o predispõem ao risco de desenvolver um câncer”, explica Nádia.

Como exemplo disso, Nádia cita o caso de pessoas que nascem com alguma variante no gene – como o BRCA1 – que ficou bem divulgado na mídia por meio da Angelina Jolie. “Na família dela havia vários casos de câncer de mama e de ovário e quando ele realizou o teste genético, ela descobriu ser portadora dessa mutação patogênica e decidiu tomar medidas apropriadas para seu risco”, lembra Nádia durante a entrevista.

Há um espectro muito variado de cânceres associados à predisposição hereditária para o câncer: desde os subtipos mais raros, como por exemplo o carcinoma adrenocortical e o retinoblastoma. Há ainda os tumores mais comuns na população como por exemplo o câncer de mama, colorretal, ovários, pâncreas, próstata, estômago, entre outros.

“Nestes casos, estima-se que cerca 5% a 10% esteja relacionado à predisposição hereditária para o câncer”, diz Nádia durante o podcast.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Ilustração e Octávio Augusto – SEC Unicamp