Investimentos, indicadores e melhorias para os pacientes e colaboradores
A Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp acaba de disponibilizar o relatório de um ano de atividades. O documento contempla todas as ações realizadas pela equipe do HC da Unicamp no período de junho de 2022 a julho de 2023, durante a gestão da superintendente do hospital, Elaine Cristina de Ataíde.
“Esse relatório representa não apenas um compilado de conquistas, mas também o resultado do esforço conjunto de cada membro de nossa equipe comprometida e dedicada. Cada avanço alcançado reflete o trabalho árduo e o comprometimento com a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade”, ressalta Elaine.
Acesse aqui o relatório completo em PDF ou na imagem de capa do relatório ou por meio do QRCode no final da matéria.
O relatório apresenta a retomada das atividades do HC após a pandemia de covid-19 com a reativação de 108 leitos, a reforma da Unidade de Emergência Referenciada (UER), o aumento de atendimentos no ambulatório de oncologia e a realização de mutirões de cirúrgicos, colonoscopia pediátrica e endoscopia, entre outras ações.
Há, ainda no relatório, a apresentação de diversos indicadores de gestão e as ações de diversas áreas, como Núcleo Interno de Regulação (NIR), Divisão de Nutrição e Dietética (DND), Departamento de Enfermagem, Serviço de Fisioterapia, Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) e Divisão de Serviços Gerais (DSG) e a previsão de investimentos da Reitoria da Unicamp da ordem de R$ 13 milhões para a renovação do parque tecnológico e reformas do HC.
A superintendente do HC reforça que o comprometimento, o apoio e a dedicação do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e da coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, foram fundamentais para o sucesso dessas iniciativas durante os primeiros 12 meses da gestão, pois propiciou a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelo hospital para a população.
“Por meio dessa parceria com a Reitoria da Unicamp, temos alcançado resultados significativos na busca da prestação de serviços em saúde mais eficiente e acessível para todos. Temos, inclusive, construído um ambiente de trabalho colaborativo, onde cada membro da equipe se sente valorizado e motivado”, comenta Elaine.
Um dos capítulos do relatório reúne todas as articulações da superintendência nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário, como por exemplo o encontro com a ministra da Saúde Nísia Trindade; com o secretário de Saúde e com o governado de São Paulo, Eleuses Paiva e Tarcísio de Freitas e com o Conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho.
No final, o relatório traz um apanhado geral das ações em desenvolvimento com alto impacto na qualidade, segurança e eficiência operacional do HC da Unicamp, como as etapas de implantação do AGHUse, a criação da área de Relacionamento Médico, a construção do novo salão de quimioterapia e a implantação da Telemedicina para expandir o acesso dos pacientes aos atendimentos médicos.
Mutirão de cirurgia torácica. Foto: HC Unicamp
Considerado um hospital de grande porte e alta complexidade, todos os atendimentos realizados no HC da Unicamp são integralmente financiados pelo SUS, pagos com recursos públicos, provenientes de impostos e contribuições sociais. O HC conta com 454 leitos de internação, 63 de UTI Adultos e 20 de UTI Pediátricos e atende 44 especialidades médicas. Mensalmente, o HC da Unicamp faz 25.865 atendimentos ambulatoriais, 5.200 atendimentos de emergência, 1.464 internações e 884 procedimentos cirúrgicos.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: HC Unicamp