Superintendência do HC representa Unicamp e área da Saúde na entrega da medalha Walter Leser


Evento foi promovido pelo Governo do Estado de SP e Secretaria de Saúde em comemoração aos 35 anos do SUS

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, representou a Unicamp e toda a área da saúde da Universidade na segunda-feira (16) durante a cerimônia de entrega da medalha de honra e mérito da gestão pública em Saúde “Walter Leser”, outorgada pelo Governo de São Paulo e Secretaria de Estado de Saúde às pessoas e entidades, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo. Durante o evento, ocorrido na sala São Paulo, foram homenageados 28 profissionais da saúde e três instituições. Veja abaixo a lista dos homenageados de 2023.

Criada há 15 anos pelo decreto nº 53.337 de 21 de agosto de 2008, a medalha é símbolo de uma boa gestão do serviço público me leva o nome do sanitarista brasileiro e ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Walter Leser, falecido em 2004. A entrega da medalha faz parte das comemorações do Governo de São Paulo pelos 35 anos do SUS, criado junto com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

De acordo com a superintendente do HC da Unicamp, o SUS desempenha um papel crucial no acesso à saúde para todos os cidadãos e a parceria entre a Universidade, o Hospital de Clínicas da Unicamp, a Secretaria de Saúde de SP e o Governo de SP vêm se mostrando exitosa e profícua ao longo dos anos.

“Desempenhamos um papel fundamental na pesquisa, no ensino e na prestação de assistência em saúde de alta qualidade. Essa colaboração promove avanços científicos, capacitação de profissionais de diversas áreas e oferece atendimento médico avançado à comunidade. Trabalhamos junto ao SUS de maneira exclusiva”, ressalta Elaine.

Ainda de acordo com a superintendente do HC, ao longo desses 35 anos de existência, o SUS tem sido um pilar de inclusão social e de acesso à saúde no Brasil. Mas, alerta Elaine, ainda há muitos passos que necessitam ser galgados para que mais pessoas possam ter suas necessidades contempladas com equidade, universalidade e integralidade.

“Que venham novos anos e novos desafios, pois estaremos aqui resilientes, com criatividade, boa vontade e amor ao próximo. Como dizia Nelson Mandela: ‘Bravo não é quem sente medo, é quem o vence’… e vamos vencer”, finaliza a superintendente do HC da Unicamp.

Homenageados

Em 2023, os profissionais homenageados são: Albertina Duarte Takiuti, Ana Luiza D`Ávila Viana, Ana Maria Malik, Álvaro Escrivão, Arthur Chioro, Barjas Negri, Clélia Maria Sarmento de Souza Aranda, Elza Ferreira Lobo, Fátima Palmeira Bombarda, Geraldo Reple Sobrinho, Giovanni Cerri, Iramaia Aparecida Colaiacovo, Irmã Rosane Ghedin, Jorge Harada, José Dínio V. Mendes, José Henrique Germann, José Luiz G. do Amaral, José Serra, Luiza Sterman Heimann, Neide Miyako Hasegawa, Nelson Ibanez, Olímpio José Nogueira Viana Bittar, Oswaldo Yoshimi Tanaka e Renato Tasca.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é uma das entidades homenageadas com a Medalha Walter Leser, juntamente com o Instituto Butantan e o Instituto Todos Pela Saúde. Receberam homenagens póstumas os profissionais Luiz Roberto Barradas Barata, Paulo Elias, Regina Marsiglia e Núbia Virginia D’Ávila Araújo.

Em 2008, os médicos Gastão Wagner de Sousa Campos, Nelson Rodrigues dos Santos e Carmem Cecília de Campos Lavras, da Unicamp, receberam a medalha Walter Leser.

Gastão Wagner de Sousa Campos, docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, é uma liderança reconhecida no país e ocupou os cargos de secretário municipal e secretário-executivo do Ministério da Saúde no primeiro governo Lula.

O professor Nelson Rodrigues dos Santos atuou por quase 50 anos na área da saúde, tendo sido secretário municipal em Campinas e no governo estadual, e também secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde. 

A sanitarista Carmen Lavras, desde quando era estudante na Unicamp, esteve envolvida na implantação do SUS, em programas precursores do sistema de atenção básica em Campinas e com a estruturação da secretaria municipal, pasta da qual também foi titular. 

Walter Leser

O médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser nasceu em São Paulo, em 1909. Em 1928, cursou a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo – atual Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – e se doutorou em 1933, na mesma instituição, com a tese “Contribuição para o estudo dos métodos estatísticos aplicáveis à Medicina e à higiene”.

Ao longo de sua carreira, teve grande atuação na Saúde pública e na formação de várias gerações de profissionais. Leser foi um dos pioneiros na introdução do ensino da Medicina Preventiva nas escolas médicas do Brasil.

Também foi secretário de Estado da Saúde de São Paulo por duas vezes, nos anos 1960 e 1970. Uma das experiências marcantes como secretário foi o combate à varíola. O médico também foi o introdutor no Brasil dos testes de múltipla escolha no vestibular.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação HC Unicamp e Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP