Descerramento do quadro e inauguração da galeria de ex-superintendentes do HC da Unicamp

Antonio Gonçalves de Oliveira Filho agora figura na galeria de ex-superintendentes

Na manhã de terça-feira (24/10), aconteceu no anfiteatro da superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, o descerramento do quadro do cirurgião pediátrico Antonio Gonçalves de Oliveira Filho na galeria de ex-superintendentes do HC da Unicamp. O evento inaugurou também a nova galeria localizada, agora, no saguão da entrada F-2 do HC da Unicamp, ao lado da superintendência, com as fotos de todos os 14 ex-superintendentes do hospital.

“Essa homenagem é mais do que justa ao doutor Antonio que é muito carismático e que ficou durante tantos anos conduzindo a superintendência, mas também é para homenagear esse espaço novo que criamos para todos aqueles que compuseram essa história”, disse Elaine Cristina de Ataíde, atual superintendente do HC da Unicamp.

Ao tomar a palavra para agradecer a homenagem, Toninho, como é carinhosamente conhecido, relembrou 12 anos de sua trajetória dentro da área da Saúde da Unicamp, especialmente no HC. “A gente não consegue imaginar o que o HC faz e o que precisa ser feito para que ele funcione e preste atendimento à população até que você comece a trabalhar na administração. Eu conheci pessoas maravilhosas que se dedicam para a construção do HC”, contou Antonio de Oliveira.

Entre os integrantes da mesa de honra da solenidade de descerramento do quadro e inauguração da galeria de ex-superintendentes estavam o diretor da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy; o assessor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp, Maurício Etchebehere e a reitora em exercício da Unicamp Maria Luiza Moretti.

Claudio Coy destacou que o HC tem uma ligação visceral com a FCM, desde a formação dos alunos e médicos-residentes, até decisões para a área da Saúde, uma vez que o hospital é campo de prática para a formação de diversos profissionais. De acordo com Coy, “o descerramento do quadro na galeria de ex-superintendentes é um reconhecimento àqueles que se dedicaram de forma intensa ao hospital”.

Maurício Etchebehere relembrou os primeiros contatos com Toninho, na época em que o ex-superintendente era coordenador do Centro Cirúrgico e, depois, coordenador de Assistência do hospital. As memórias mais marcantes, segundo Maurício, foram aquelas ligadas à pandemia de covid-19 e ao início da vacinação.

“Toninho tem uma alma nobre, além de carisma e meiguice, daí não dá pra competir com ele”, disse Maurício em seu discurso.

Maria Luiza Moretti, reitora em exercício da Unicamp, também deu destaque em sua fala sobre o período da pandemia e contou casos até então pouco conhecidos, de quando chegaram os primeiros pacientes com suspeita de covid e as ações que foram rapidamente implementadas para tratar os pacientes e ajudar a conter a pandemia. Não por acaso, ressalta, tinha que ser na gestão dele que as coisas mais graves tiveram que acontecer.

“Numa situação de estresse, eu nunca vi o Toninho ficar bravo. Quero homenagear o meu amigo e deixar na história e nas paredes do HC a imagem de um gestor trabalhador, sensível e competente”, finalizou Maria Luiza.

Antonio Gonçalves de Oliveira Filho é médico graduado na faculdade de medicina de Botucatu (Unesp) em 1986. Em 1992, obteve o título de mestre em ciências da cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas e concluiu seu doutorado em Ciências da Cirurgia na mesma instituição em 2003. Atualmente, ele desempenha o papel de professor RDIDP de Cirurgia pediátrica no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sua vasta experiência na área de cirurgia se concentra em cirurgia pediátrica, com ênfase em sub-especialidades como gastrocirurgia pediátrica, oncologia cirúrgica pediátrica e urologia pediátrica.

Ao longo de sua carreira, serviu como diretor do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp de maio de 2010 a junho de 2014. Posteriormente, assumiu o cargo de coordenador de Assistência do HC da Unicamp, de julho de 2014 até junho de 2018. Durante esse período, ele também atuou como coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente. Desde maio de 2022, ocupa o cargo de diretor de relações institucionais da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). Além disso, ele desempenha desde maio de 2022 o papel de segundo vice-presidente do Centro Infantil Boldrini).

Texto e fotos: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp