Descoberto precocemente, a doença tem 90% de chances de cura
Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 72 mil novos casos de câncer de próstata até 2025 no Brasil. Por isso, o entrevistado desse mês do podcast Ressonância é Ubirajara Ferreira, médico urologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
“Hoje, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco devem procurar um urologista para exames de PSA ou toque retal. Descoberto precocemente, a doença tem 90% de chances de cura”, diz Ubirajara.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando os sinais começam os tumores já se apresentam avançados. Na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.
Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.
Campanha laço azul
O laço azul usado em novembro na campanha de conscientização sobre o câncer de próstata foi inspirado no laço rosa usado na campanha de conscientização sobre o câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. A campanha do laço azul teve início em 2003, na Austrália, como movember, por adicionar um bigode – moustache, em inglês – ao laço azul. O movimento se espalhou rapidamente pelo mundo, inclusive no HC da Unicamp.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Octávio da Silva – SEC Unicamp