A segunda edição da HC RUN – Corrida pela Vida reuniu quase mil corredores na manhã de domingo (26/11) na Unicamp. A corrida contou com provas de 5 e 10 quilômetros e caminhada de 3 quilômetros divididas em categorias masculina e feminina. Organizada pela Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Associação Amigos do HC e Vega Sports, o objetivo da corrida é arrecadar recursos para a área de oncologia do HC da Unicamp.
“Essa corrida pela vida não para, ela continua amanhã, no dia seguinte e no outro também, porque a saúde sempre precisa de recursos para atender a população e precisamos ser criativos para atrair mais pessoas e parceiros para essa causa”, disse Elaine Cristina de Ataide, superintendente do HC da Unicamp.
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles destacou que ações como a HC RUN promovem a solidariedade, a divulgação do hospital e da Universidade e a confraternização. “A alegria de hoje é contagiante e o HC está, novamente, cumprindo muito bem o seu papel como o maior elo entre a Unicamp e a comunidade externa”, ressaltou Meirelles.

Marcos Maldaun, presidente da Associação Amigos do HC, destacou que da edição passada para esse ano a HC RUN dobrou o número de corredores inscritos e de patrocinadores. “Houve um engajamento maior e queremos manter essa cultura do exercício como forma de melhorar a saúde pessoal e ajudar a estrutura de nosso hospital”, comentou Maldaun.
Classificação
Na corrida quase houve uma dobradinha entre os atletas masculinos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O segundo lugar na corrida de 5 quilômetros ficou para o quintanista do curso de Medicina José Vitor e o primeiro lugar na corrida de 10 quilômetros ficou para o também quintanista de Medicina Victor Antonio, conhecido por Jamal, que ganhou a HC RUN no passado.

“Apesar de não estar no meu período de treinamento para competição, eu acordo as quatro ou cindo manhã para correr, depois vou para aula e à noite volto a treinar”, revelou Jamal sobre como mantém a forma física necessária para disputar corridas.
No ano passado, José Vitor terminou a prova dos cinco quilômetros com o tempo de 24 minutos. Esse ano, ele baixou seu tempo em seis minutos e terminou a corrida em 18 minutos. “Isso mostra que a forma como estou treinando faz sentido. Eu vou continuar correndo cada vez mais”, ressaltou José Vitor.



















A inscrição de ambos os atletas para correrem a HC RUN foi feita por Elaine de Ataide. “Já é uma tradição os professores ou veteranos das turmas de Medicina da Unicamp patrocinarem os atletas da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL)”, disse Jamal.
A HC RUN teve o patrocínio de McDonald´s Barão Geraldo, Open Era, ULiving Brasil, Água frescca e Mica Rocha. Acompanhe e veja mais no Instagram da HC Run, do HC Unicamp, do Amigos do HC e no site da corrida.
Veja abaixo reportagem na EPTV Campinas sobre a HC RUN:
Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp