HC comemora Semana Mundial da Qualidade com palestra e apresentação de trabalhos


Ouvidoria compartilhou experiências e melhorias do serviço

O tema da Semana Mundial da Qualidade de 2023 é “Qualidade: realizando seu potencial competitivo”. Para celebrar a data, o Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promoveu, na sexta-feira (10), no auditório do hospital, a apresentação dos projetos desenvolvidos por diversos profissionais e serviços do HC e a premiação dos melhores trabalhos. O evento contou também com uma palestra sobre a Ouvidoria do HC da Unicamp. A palestrante foi Noêmia Rodrigues de Oliveira, ouvidora do HC da Unicamp.

“Qualidade e Segurança do Paciente são coisas que andam juntas. O resultado está sendo demonstrado hoje. São 21 projetos de melhoria que só acontecem porque as áreas passaram a aplicar as ferramentas da qualidade para a segurança do paciente. Se antes era um movimento que estava nascendo dentro do HC, agora ele já está mais forte e dando resultados”, desatacou Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp durante a abertura do evento.

Noêmia Rodrigues de Oliveira, ouvidora do HC da Unicamp, compartilhou a experiência da Ouvidoria na medicação entre as demandas dos pacientes e o hospital, e falou sobre as melhorias que o serviço está implantando para facilitar o atendimento e a resolução dos problemas encaminhados ao serviço de Ouvidoria do HC da Unicamp. Ao mesmo tempo, ela destacou por meio de casos reais, que a Ouvidoria não substitui os canais oficiais de atendimento de informação, agendamento de consultas, cirurgias, exames ou biópsias e nem tem uma solução imediata para problemas que envolvem os serviços oferecidos pelas áreas do hospital.

“As pessoas ainda acham que a Ouvidoria consegue dar um jeitinho ou acelerar alguma demanda interna. A Ouvidoria não toma partido, nem do paciente e nem da instituição. Ela é imparcial e um local de mediação entre ambas as partes. Estamos atualizando os fluxos e canais de atendimento e transferindo o que era em papel para o digital. A Ouvidoria é estratégica para a melhoria dos serviços prestados para a população”, disse Noêmia durante a apresentação.

Dos 21 projetos inscritos, seis foram selecionados para apresentação oral, sendo três no eixo Assistência e três no eixo Processos. Veja abaixo a relação dos trabalhos e o resumo de cada um deles:

Auditoria de higiene das mãos: refletindo para refletir

Desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta de prevenção de broncoaspiração para pacientes e familiares da Unidade de Acidente Vascular Cerebral

Relato de experiência: elaboração de vídeo educativo sobre o uso de bomba de insulina para controle rigoroso de glicemia em pacientes críticos internados na Unidade de Terapia Intensiva

Controle de medicamentos psicotrópicos na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

Mudança do fluxo de alta pelo Núcleo Interno de Regulação de Leitos para otimização de liberação de leitos no Hospital de Clínicas da Unicamp

Gestão Lean aplicada no desdobramento do planejamento estratégico do HC Unicamp para o Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp