HC apresenta diversos projetos e trabalhos durante o II Conpuesp

Trabalhos estão expostos no saguão da Superintendência do HC até 15/12

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, o II Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp). O simpósio é destinado à apresentação projetos de servidores técnicos-administrativos das três universidades estaduais paulista — Unicamp, USP e Unesp – implantados em suas unidades, nas áreas administrativa, assistencial, de apoio ao ensino, à pesquisa e extensão, de manutenção e melhoria da infraestrutura das instituições.

Os funcionários das três Universidades apresentaram 204 trabalhos e, destes, 75 eram da Unicamp e 17 deles de funcionários do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Entre os trabalhos do HC da Unicamp estavam inscritos no II Compuesp estavam: APRIMORAD: programa de treinamento permanente em radiologia médica; Biovigilância em uma organização de procura de órgãos; Engajando o paciente e familiares na assistência segura ação educativa e interativa desenvolvida pelos times de comunicação e medicação para o dia mundial de segurança do paciente; O Lean Healthcare o pensamento Lean aplicado no desdobramento do planejamento estratégico de um hospital público universitário e Como otimizar a comunicação entre profissionais da saúde podcast passagem de plantão, uma ação do time de comunicação do Hospital de Clínicas em parceria com a rádio e TV.

De acordo com a enfermeira Angélica Olivetto de Almeida, responsável pela área de Educação Continuada do HC da Unicamp e membro da comissão científica que organizou o II Compuesp, o HC levou para o evento trabalhos e projetos de aplicações práticas em serviço com inovações e revisões de processo em busca de melhoria para a assistência. Além disso, segundo Angélica, esse modelo de evento possibilitou que o trabalho realizado pelas equipes do HC tivesse visibilidade e que pudesse ser replicado em outras instituições.

“A troca com outros servidores enriqueceu nosso portfólio e agregou novas experiências e possibilidades de inovação em nosso ambiente de trabalho. Ver a equipe do HC brilhar com seus projetos nos deixa muito orgulhosos e agradecidos pelo empenho e dedicação de todos os nossos funcionários”, comentou Angélica.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, que participou da cerimônia de abertura, disse que a própria realização do Congresso indica um compromisso do servidor em se qualificar e em buscar o aperfeiçoamento da instituição, evidenciando também que o processo de integração das universidades paulistas é uma realidade.

“Estamos participando de editais conjuntos; nossas editoras trabalham juntas, e projetos conjuntos estão buscando financiamento na Fapesp”, diz Meirelles. “O Provão Paulista, que nos aproxima muito mais do aluno do Ensino Médio, num movimento que interfere inclusive na formação dos estudantes, é outro exemplo”, acrescentou. Segundo ele, todas essas ações pretendem buscar soluções para os problemas práticos do cidadão.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, mencionou a autonomia financeira e acadêmica das universidades paulistas e defendeu a preservação desses valores. Segundo ele, “universidades boas são instrumento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

O Conpuesp foi constituído a partir da experiência das três edições do Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec). Nesta segunda edição, o evento foi organizado em cinco eixos temáticos — Administração, Gestão e Liderança; Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Diversidade; Inclusão e Pertencimento; Sustentabilidade e Saúde; e Qualidade de Vida.

Exposição no HC

Os trabalhos apresentados no II Compuesp ficam expostos no saguão da Superintendência do HC da Unicamp até o dia 15 de dezembro, das 7 às 19 horas.

Matéria originalmente publicada por Tote Nunes no Portal da Unicamp
Fotografia: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp, Rafael Marques/Educorp e Denise Guimarães/Esalq USP
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp