Profissionais do HC e da Unicamp participam da Semana de Inovação

Evento aconteceu em Brasília com 38 mil participantes físicos e online

Um grupo de funcionários do Hospital de Clínicas (HC) e da Unicamp participaram da 9ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O evento, totalmente gratuito e interativo, aconteceu de 7 a 9 de novembro em Brasília. Foram mais de 100 eventos presenciais e online, 40 palestrantes e 38 mil participantes de acordo com a organização do evento. O tema escolhido para este ano foi Reconectar para Reconstruir.

De acordo com Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS), foi incrível participar da Semana de Inovação em Brasília, uma experiência enriquecedora e que certamente impulsionará melhorias nos processos de trabalho dentro do hospital. “A busca por inovações são fundamentais para o nosso progresso. Agradeço por cada aprendizado e estou me preparando para compartilhar com nossos colegas de trabalho todo o conhecimento adquirido”, disse Nilcilene.

Uma das oficinas acompanhadas pela equipe do HC durante o evento foi Gestão de projetos no setor público com o modelo CEK: inovação e eficiência. A oficina com conduzida por Diogo Bernardino de Oliveira Lima Bezerra, líder da célula de gestão disruptiva do Serviço Geológico do Brasil. O modelo CEK integra as ferramentas de gestão Canvas, EAP (Estrutura Analítica de Projetos) e Kanban.

“É muito bom ver tantas pessoas interessadas em inovar e transformar o serviço público em prol do cidadão. A difusão do uso do modelo CEK tem contribuído para a simplificação e para o sucesso no planejamento e execução de projetos das mais diversas naturezas em inúmeras instituições. Certamente, cada participante da oficina levará para sua entidade essa semente transformadora no mundo dos projetos”, disse Diego.

Para o enfermeiro e coordenador geral do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, Joaquim Antonio Graciano, a Semana de Inovação da ENAP propiciou um ambiente colaborativo e dinâmico para refletir sobre o papel da inovação na superação de desafios público, com o compromisso na diversidade e no meio ambiente em prol da sociedade. Alguns dos temas que chamaram a atenção de Joaquim foram: o avanço tecnológico; a construção de um relatório global de desenvolvimento sustentável até 2030; ética e consciência no uso da inteligência artificial e a sugestão de políticas de valorização e promoção a cargos públicos por qualificação.

“Mas o que chamou a atenção foi, dentro de um estado democrático de direito já demonstrado em todos os cenários do evento, a necessidade de políticas de inovar de fato, nas três esferas públicas do país e a inclusão sem distinção de raça, cor, condições físicas ou opção de gênero. Se o país não resolver isso não teremos inovação”, revelou Joaquim afirmando que foram muitas as abordagens relevantes promovidas pelos diversos palestrantes que participaram da Semana de Inovação.

Betânia Peixoto Lemos, presidente da ENAP, diz que a Semana de Inovação é uma referência para o debate sobre a transformação do setor público a partir de novas soluções para problemas públicos e que o tema ilustra muito sobre a realidade atual do Brasil, em que as pessoas estão se reconectando com elas mesmas, entre elas e com o seu trabalho.

“O serviço público se reconecta com a sociedade e a sociedade com o serviço público. Aos poucos, vamos reconstruindo as capacidades estatais e institucionais a partir de políticas públicas mais efetivas”, ressaltou Betânia.

A participação dos representantes do HC da Unicamp na Semana de Inovação teve o apoio da Escola de Educação Corporativa (Educorp) e da Superintendência do HC da Unicamp.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Nilcilene Pinheiro