O final de ano sempre é um período inspirador, especialmente próximo do Natal. Dentro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, diversas ações realizadas de forma espontânea ou já institucionalizadas criam um clima especial pelos corredores, enfermarias, ambulatórios e setores por onde circulam pacientes, visitantes e funcionários. É um pouco de tudo: bingo, concurso de decoração de Natal, presentes para as crianças internadas no hospital, mensagens de Natal e reforma dos jardins internos.
O bingo de Natal no setor de quimioterapia já é uma tradição no hospital. Todo ano, o serviço social, juntamente com a equipe médica, enfermagem, apoio administrativo da área de Oncologia arrecadam prendas e presentes para os pacientes. Esse ano, os alunos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp também fizeram doações para o bingo. Os pacientes também receberam panetones e presentes confeccionados por um grupo de voluntários da cidade de Itapira. O bingo teve a participação das voluntárias do Nuvohc.
O Centro Cirúrgico criou um painel para que cada colaborador escrevesse uma mensagem de Natal ou de Próspero Ano Novo. A ideia foi da enfermeira e diretora administrativa do Centro Cirúrgico, Ana Paula Canil. O objetivo é trazer mais alegria e leveza ao ambiente de trabalho. O painel foi desenvolvido pelo técnico administrativo Fabrício dos Santos e pelas estagiárias Ester Mariz e Janaína Pereira e pelo estagiário Gabriel Kobelen.
Painel com mensagens no Centro Cirúrgico do HC. Foto: Fabrício dos Santos
A entrega de presentes de Natal na enfermaria de Pediatria é sempre um momento muito aguardado pelos pequenos pacientes. A visita do Papai Noel enche de alegria o ambiente e o sorriso das crianças ilumina os corredores e pátio do quarto andar do hospital. A surpresa com o presente, então, ajuda a tornar o tratamento mais ameno.
“Sou muita grata a essa equipe maravilhosa que faz toda diferença em seu trabalho. Eles fizeram isso de coração, fora do horário de trabalho, para minimizar um momento tão difícil na vida dessas das crianças e suas famílias”, comentou a enfermeira Giselli Vilela, coordenadora do Serviço de Enfermagem Pediátrica do HC.
Equipe da Pediatria do HC. Foto: Cmarques_fotografia
Os ambulatórios de Clínica Médica Especializada, Cirurgia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Oftalmologia concorreram à eleição do ambulatório Mais Natalino do HC da Unicamp. Os ambulatórios foram avaliados nos quesitos beleza, inovação e criatividade. E o vencedor foi o ambulatório de Clínica Médica. O prêmio foi um café da manhã especial para a equipe do setor e um troféu oferecido pela chefia de enfermagem dos ambulatórios.
“A enfermagem dos ambulatórios sempre enfeita seus setores com adereços de Natal para acolher seus pacientes e suas equipes e sensibiliza-los quanto a esta data tão especial. Neste ano, quando vi o ambulatório de neurologia caprichando na decoração pensei em fazer esta brincadeira para estimular o lúdico e reconhecer o capricho da enfermagem! Com o apoio da nossa chefia do Departamento de Enfermagem e da Divisão de Ambulatórios e Procedimentos Especializados (Dampe) a ideia ganhou força”, explicou Camila Fernanda Lourençon Vegian, coordenadora de enfermagem dos Ambulatórios.
Ambulatório de Clínica Médica foi o vencedor do concurso. Foto: Julia Erler
As equipes médicas, de enfermagem e administrativa de todos os ambulatórios do HC e do Serviço Social também arrecadaram brinquedos novos para doação às crianças atendidas no ambulatório de Pediatria, localizado no terceiro andar do HC. “Como os atendimentos acontecem por diferentes especialidades médicas ao longo da semana, os brinquedos foram separados conforme faixa etária para serem distribuídos na intenção de oferecer alegria e carinho as nossas crianças e suas famílias nesta data mais que especial”, explicou Camila.
O Serviço de Capelania do HC da Unicamp realizou no dia 16 de dezembro a entrega de kits de presentes para as crianças da enfermaria de Pediatria – 130 naninhas, material de higiene pessoal e livrinhos. As naninhas foram confeccionadas por voluntárias do grupo artesanato da Igreja Batista Fonte, de Barão Geraldo. No mesmo dia, à tarde, também houve apresentação de teatro, contação de histórias e músicas.
Voluntários da Capelania do HC. Foto: Divulgação
Foram entregues também 470 kits para todos os pacientes internados no HC, pacientes do Hospital Dia e dos setores de quimioterapia e oncologia. O kit continha material de higiene pessoal, canetas e livros. Todo o material de higiene pessoal foi doação da Amazon Web Services (AWS) e a entrega das canetas foi possível pela doação dos funcionários do grupo SOLVAY/Fenol e Derivados. Os servidores do hospital, especialmente os que trabalham no Departamento de Enfermagem, lotados nos postos de enfermarias, UTIs, UER e outros, ganharam caneta personalizada e folhetos.
De acordo com Célia Regina Bocetti, secretária do Serviço de Capelania do HC da Unicamp, a ação foi organizada por Oscar Kuroda, voluntário do Serviço de Capelania do HC da Unicamp. “Ele foi responsável por toda a logística e entrega dos kits e mimos, com a ajuda de diversas pessoas entre voluntários da Capelania e membros da Igreja Batista Fonte, que se colocaram à disposição para este lindo gesto de amor e solidariedade”explicou Célia.
Lenços do Bem também doaram ao HC nesse Natal. Foto: Julia Erler
A ONG Lenços do Bem doou 500 itens para a Oncologia do HC, sendo 100 lenços e echarpes de seda ou viscose com detalhes em renda ou lantejoulas, cinco lenços triangulares, 30 echarpes diversas, 150 turbantes sendo 110 pretos e 40 em diversas cores, 25 faixas e tiaras, 65 bolsinhas de dreno, cinco perucas 20 cachecóis e golas e 110 bijuterias.
Os professores Fábio Husseman Menezes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Tristan Torriani, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira, Rafael Lindemute, do Instituto de Artes (IA) trouxeram um repertório musical natalino para o hospital. Eles se apresentaram na quarta-feira (20/12) no saguão dos ambulatórios de Pediatria e Oftamologia, localizado no segundo andar e na enfermaria de Pediatria, localizada no quarto andar. “Esse é o embrião de um projeto de extensão da FCM que pretendemos trazer para o hospital. Nossa meta é envolver nossos alunos que também são músicos nas horas vagas”, comentou Fábio, que é o atual coordenador do curso de graduação em Medicina da Unicamp.
Projeto de extensão da FCM leva música aos pacientes do HC. Foto: Edimilson Montalti
No dia 15 de dezembro, aconteceu a inauguração dos jardins internos do HC da Unicamp. Eles foram revitalizados em homenagem aos servidores vítimas da covid-19 a partir de uma corrente do bem que envolveu diversos setores da Unicamp, entre eles a Reitoria, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Foi colocado como meta entregar a revitalização dos jardins antes do Natal. “Tudo foi feito com muito carinho e cuidado. Queremos estender essa iniciativa e ampliar essa energia do bem para outros locais do hospital. Já temos planos para isso”, revelou Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp durante a inauguração dos jardins.
Revitalização dos jardins do HC. Foto: Divulgação
O grupo Flor da Terceira Idade, ligado ao ambulatório de Geriatria e ao Serviço Social do HC da Unicamp encerraram suas atividades e fizeram um vídeo mostrando como foi a confraternização de final de ano e desejando votos de um feliz Natal. Assista aqui ao vídeo.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti, Cmarques_fotografia, Julia Erler, Fabrício dos Santos