Espaço Brincar da pediatria do HC completa um ano

Crianças internadas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e suas famílias têm acesso ao Espaço Brincar duas vezes por semana, das 14 às 17 horas. Inaugurado há um ano no setor de pediatria, a brinquedoteca é uma parceria entre a Faculdade de Enfermagem (FEnf) e o Serviço de Enfermagem Pediátrica (SEP) do HC, coordenado pelas professoras Luciana de Lione Melo e Daniela Doulavince Amador, da FEnf, com a colaboração da professora doutora Marcela Astolphi de Souza, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

“Quando a criança brinca, ela é dona do brincar, ela manda e desmando como ela quiser, e assim ela põem pra fora essa angústia de estar num hospital e ter que seguir as regras do tratamento”, diz Luciana de Lione durante o programa Repórter Unicamp.

O Espaço Brincar é um projeto de extensão para estudantes de graduação e de pós-graduação da Unicamp. Em um ano, recebeu 17 estudantes de graduação matriculados na disciplina de extensão EX 017, dois bolsistas SAE e dois bolsistas de extensão via Proec. O curso de extensão é aberto para estudantes de outros cursos, não só para os da área da saúde, visando à interdisciplinaridade e à disseminação do ato de brincar. O espaço conta com o trabalho de voluntários para desenvolver brincadeiras com as crianças.

Produção – Edimilson Montalti / Reportagem – Hebe Rios /
Imagens – João Ricardo – Boi / Gravação de áudio – Octávio Silva /