Nota de pesar: HC lamenta falecimento do professor José Vassalo

O professor José Vassalo, do Departamento de Anatomia Patológica, faleceu nesta sexta-feira (5). Vassalo concluiu medicina pela USP em 1980, fez residência médica entre 1981 e 1983 na Unicamp, obteve o título de professor Livre Docente em 2000 e de professor Titular em 2005, ambos pela FCM, tendo se aposentado em 2017.

Fernando Costa, ex-reitor e titular da Hematologia, ressaltou as referências de José Vassalo, em nível nacional e internacional em Hematopatologia. “Tive o privilégio de trabalhar com ele na Hematologia da Unicamp. Excelente caráter, brilhante pesquisador e orientador, um notável médico. Sua ausência será uma grande perda para a medicina brasileira e para todos que o conheceram”, destacou Costa.

José Vassalo deixou enorme contribuição acadêmica e científica nas áreas de oncohematologia, hematopatologia, imunoistoquímica, hibridização, patologia molecular e microambiente tumoral. Em sua carreira passou por renomadas instituições internacionais como Universidade de Kiel e Muenster (Alemanha), Deutsches Krebsforschungzentrum, Heidelberg (Centro Alemão de Pesquisa do Câncer), Universidade de Paris e Universidade de Toulouse, ambas na França.

Outro amigo que atuou junto por décadas, foi o professor Cármino de Souza, que enfatizou o pioneirismo de José Vassalo na área de hemopatologia, fundamental ao exercício da oncohematologia no país e no mundo. “Juntamente com nossa disciplina, construímos uma linha de trabalho e pesquisa que formou e treinou muitos colegas. Querido amigo, colega e professor, você fará muita falta. Meu profundo sentimento e solidariedade à sua esposa e família. Descanse em paz”, expressou Souza.

Na FCM, atuou como pesquisador em vários laboratórios como o Laboratório de Investigação em Patologia (LIP) do CIPED e o Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA). Depois de se aposentar, atuou como professor de pós-graduação em Oncologia da Fundação Antonio Prudente, AC Camargo Cancer. Também foi consultor em hematopatologia no Hospital São Luiz da rede D’Or. Atualmente era membro do corpo editorial do Journal of Haematopathology.

A superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp, neste momento de profunda tristeza, se solidariza com familiares, amigos e alunos do professor José Vassalo.