O índice “Updated Science-Wide Author Databases of Standardized Citation Indicators” destaca 1.294 pesquisadores brasileiros, sendo 90 da Unicamp e 9 da área da Saúde da Unicamp. Entre os autores científicos que mais impactaram as ciências no último ano e que atuam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp estão os cardiologistas Andrei Sposito e Wilson Nadruz, o neurologista Fernando Cendes, o imunologista Licio Velloso, a nefrologista Marilda Mazzali e a reumatologista Simone Appenzeller. Também estão na lista o endocrinologista Mario Saad, o bioquímico Anibal Vercesi e o obstetra Luis Bahamondes.
Lançada recentemente, a lista traz 100 mil nomes do mundo todo e considera a produção até 2022. Desde sua primeira publicação, em 2017, a cada edição a participação brasileira aumentou. Nestes cinco anos, houve um crescimento acumulado de 287%.
O ranking é uma iniciativa da editora científica Elsevier, liderada por uma equipe de especialistas da Universidade de Stanford (Estados Unidos) que analisa publicações científicas disponíveis no Scopus, um dos mais importantes bancos de dados científicos da atualidade.
Entre os principais parâmetros considerados para esta avaliação, estão o número total de citações (com exceção de autocitações); o índice H (que quantifica a produtividade e o impacto dos artigos); e o número de citações em trabalhos, seja aqueles em que o pesquisador é autor único, o primeiro ou o último autor.
Confira abaixo a relação de todos os pesquisadores da Unicamp presentes no ranking.
Matéria originalmente publicada por Mariana Garcia no Portal da Unicamp
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp