Crianças e jovens começam o ano doando mechas de cabelo


Matérias na EPTV e TV Câmara incentivaram doações

O mês de janeiro começou intenso com a captação de mechas de cabelos no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Mechas douradas, negras, encaracoladas e demais de 30 centímetros estão chegando diariamente, pessoalmente e por correio. “Começo do ano a gente quer mudar de visual, né… e que bom poder doar e não jogar fora o cabelo”, comentou uma das doadoras de mechas que pediu para ficar anônima. “Quando crescer novamente eu volto pra doar mais um pouco”, disse.

Mas a maioria das doações em janeiro foi feita por crianças e jovens. Uma das doadoras foi Aya Takuma, de oito anos, da cidade de Indaiatuba. A mãe, Naomi Takesaki, é médica assistente da Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica do HC da Unicamp. Junto com a mecha, ela trouxe desenho da filha, que escreveu: “Espero que o cabelo se transforme em uma peruca linda. Tenho muito prazer de doar o meu cabelo. Boa sorte!” E no final do desenho, ao lado de uma pessoa careca, mas com uma coroa na cabeça, Aya ainda escreveu: “Você é prefeita!”.

Laura Antunes Rampani, de nove anos insistiu para cortar “uns dedinhos” o cabelo e disse que “estava pronta para doar”, pois queria fazer alguma coisa com ele. Acompanhada da tia Eliane Assis, médica pediatra na Unidade Pediátrica Mario Gattinho de Campinas, Laura entregou o cabelo pessoalmente para o Tio Fininho, que veio retirar as 48 mechas já doadas na primeira quinzena de janeiro.

João Gabriel Simões Santos fez há um ano e um mês um transplante de rim no HC. No seu retorno no setor de nefrologia do hospital, no mês de janeiro, a mãe Dalvana Oliveira Simões Santos trouxe três mechas de cabelo: a dela, a da irmã e de uma amiga. A entrega dos cabelos faz parte de uma promessa feita por Dalvana pela cura do filho. “A gente sempre usa o hospital e eu tinha que doar. Sou muito grata ao HC e à Unicamp por tudo que tem feito pelo meu filho”, disse Dalvana que viajou por três horas de Congonhal, Minas Gerais, para acompanhar João no retorno de rotina que ele faz a cada três meses.

Recorde de arrecadação

Desde outubro de 2021, o HC da Unicamp é uma central permanente de captação de cabelos do Projeto Tio Fininho, em parceria com a ONG Fio de Alegria. Em 2023, o HC bateu recorde de arrecadação de mechas: foram mais 1.100 de um total de 5.230 mechas arrecadadas no país. Para doar as mechas que serão utilizadas na confecção das perucas é bem simples: o cabelo tem que estar limpo e seco, com um mínimo de 20 centímetros de comprimento e preso em um elástico. A entrega é feita pessoalmente na área de Relações Públicas e Imprensa do HC da Unicamp, localizada no 3º andar do hospital, das 9h às 16h30 e pode ser agendada pelo telefone (19) 3521-8002 ou pelo email comunicahc@unicamp.br. Se for via Correio, endereço é rua Vital Brasil, 251 Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-888, aos cuidados da área de Relações Públicas do HC da Unicamp.

Veja também a matéria sobre a doação de mechas veiculada pela EPTV Campinas.


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp