Neurocirurgião do HC se torna membro da diretoria de pesquisa em traumatismo de coluna vertebral da AO Spine

AO Spine é uma das maiores associações de cirurgiões de coluna do mundo

O neurocirurgião de coluna do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Andrei Fernandes Joaquim foi selecionado para ser membro da diretoria  do Knowledge Forum (KF) Trauma da AO Spine, a maior associação de cirurgiões de coluna do mundo. O KF Trauma reúne oito cirurgiões de diversos continentes com experiência em pesquisa em traumatismo e cirurgia de coluna e é parte da AO Spine, que tem mais de cinco mil associados.

A função do comitê é realizar pesquisas baseadas em evidências, desenvolver as classificações da AO Spine, avaliar tratamentos e doenças de coluna e elaborar diretrizes, também conhecidas por guidelines.

Para ser selecionado para fazer parte do KF Trauma é necessário ter uma sólida carreira como pesquisador e um grande número de publicações na área. Andrei está entre os 20 cirurgiões de coluna com maior produção cientifica nos últimos dez anos no mundo, sendo o único neurocirurgião de coluna latino-americano entre os primeiros no ranking publicado pela Expertscape. O Portal do Docente Pesquisador da Unicamp mostra que o médico do HC tem 3.935 citações e o índice H que quantifica a produtividade e o impacto das pesquisas é de 35.

“A maioria dos guias de classificação e tratamento das doenças de coluna são feitos por essa associação. Temos vários estudos no HC, bem como teses de pós-graduação, em que usamos os guias da AO Spine. Espero com essa oportunidade trazer conhecimento para melhorarmos o nosso serviço e a cirurgia de coluna no país, aprendendo continuamente com a experiência dos colegas estrangeiros e com a troca de experiências”, comenta Andrei, que acaba de assumir a coordenação da disciplina de Neurocirurgia do HC da Unicamp e que foi, também, recentemente convidado para ser professor colaborador da Divisão de Coluna da disciplina de Neurocirurgia do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo (USP).

Cirurgia de coluna

O HC da Unicamp realiza, em média, de 120 a 140 cirurgias de coluna por ano. De acordo com Andrei, o custo estimado por cirurgia de coluna varia de R$ 20 mil a R$ 100 mil e cada cirurgia pode levar de quatro até 12 horas, dependendo do caso. Atualmente, o HC tem cinco neurocirurgiões de coluna que compõem a equipe de disciplina de Neurocirurgia do hospital, sendo que ainda toda equipe de emergência é capacitada para a realização de procedimentos de urgência.

Produção científica

Em 2019, em parceria com os neurocirurgiões Enrico Ghizoni e Helder Tedeschi, professores do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e com Mauro Augusto Tostes Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andrei Joaquim lançou o livro Fundamentos da neurocirurgia: um guia para médicos e estudantes de medicina pela editora Springer, em inglês. Livro reúne informações sobre diagnóstico, aspectos clínicos, manejo da doença, procedimentos cirúrgicos e prognóstico. O objetivo do livro é fornecer aos médicos e estudantes de medicina um conhecimento básico dos distúrbios neurocirúrgicos mais comuns e preencher uma lacuna entre medicina clínica e neurocirurgia. O livro, em inglês, está à venda no site da Amazon.

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp