Loja de Autoatendimento Express é inaugurada no HC da Unicamp

Atendimento já chegou a atingir mil pessoas em um dia

O Hospital de Clínicas (HC), a Reitoria da Unicamp e a Prefeitura Universitária inauguraram na manhã de sexta-feira (16) a Loja de Autoatendimento Grancoffee Express no corredor do primeiro andar do HC da Unicamp. Os usuários podem escolher dentre os tradicionais snacks, sucos, refrigerantes, cafés, lanches e refeições congeladas e semiprontas. O acesso ao local é feito somente pela leitura da identificação funcional ou acadêmica.

A loja é uma inovação no atendimento aos profissionais da área de saúde: o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e o prepara nos equipamentos de apoio disponíveis no local. O espaço também possui mesas e cadeiras para refeições e pode ser usado para colocar a conversa em dia com os colegas de trabalho. A partir de domingo (18/2) o funcionamento será de 24 horas, ininterruptamente.

“O espaço já está em funcionamento há um mês, mas estamos inaugurando, oficialmente, hoje, e já sabemos que ele é um sucesso. As pessoas sentem que tem uma vibração boa e diferente aqui. Ter um espaço como esse traz muita alegria pra nós que estamos na alta gestão. Que outros projetos como esse possam ser implantados dentro do hospital e da área da saúde”, destacou Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.

Juliano Henrique Davoli Finelli, prefeito universitário do campus Unicamp fez um balanço de todas as ações em andamento sobre as feiras, cantinas e restaurantes da Unicamp. A Loja de Atendimento Express do HC da Unicamp integra o Projeto de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac), que começou a ser implementado no primeiro semestre de 2023 pela Prefeitura do Campus.

“Sempre procuramos atender o HC da melhor forma possível. Esse modelo de autoatendimento cumpre toda a legislação, permite a convivência e garante o rápido acesso à alimentação dentro de uma área de 250 metros”, explicou Juliano, destacando que o hospital também possui oito máquinas de vendind machines e a feira do HC, localizada no final da avenida Adolfo Lutz com à avenida Oswaldo Cruz.

Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp, disse que o novo espaço de alimentação dentro do hospital serve como um local de descompressão e harmonização e cumpre, também, duas funções: socializar e aprender.

“Na área da saúde, o conhecimento se expande de forma incontrolável.  Aqui, os médicos residentes podem sentar com os docentes e discutir casos clínicos e as pessoas também podem se recuperar da solidão ainda causada pela pandemia de covid-19. Espero que esse projeto seja um modelo a ser replicado em outros locais da Unicamp”, disse Maria Luiza.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, parabenizou a equipe da Prefeitura por superar as restrições, encontrar soluções criativas e recuperar os locais de alimentação e convivência da Unicamp. De acordo com Meirelles, espaços como a Loja de Autoatendimento atendem a modernidade, a diversidade alimentar e a liberdade de escolha, além de adensar a economia local, reforçar os laços com a sociedade e fortalecer a imagem da Unicamp.

“Devemos ampliar essas atividades até um dia, quem sabe, podermos ter uma praça de alimentação ou um supermercado dentro da Universidade. Isso não tira nosso caráter público, ajuda a distribuir renda e facilita a vida das pessoas, principalmente de nossos funcionários”, desejou Meirelles.

Recorde de atendimento

De acordo com Aline Isidorio Lemos, analista de trendmarketing responsável pelas máquinas de snacks e Lojas de Autoatendimento Grancoffee Express, entre 500 e mil pessoas já passam por dia pela loja do HC da Unicamp. “Sempre trazemos produtos novos, inovações, refeições completas para todos os paladares, inclusive veganos e vegetarianos”, destacou Aline.

Natália Campos e Livia Cretinsk trabalham na UTI Pediátrica da Unidade de Emergência Referenciada do HC da Unicamp e acham o espaço prático e confortável. “Passamos sempre aqui pra tomar o café na parte da manhã ou, às vezes, quando estamos mais tranquilas durante o plantão noturno”, disse Natália.

Gustavo Gama, diretor comercial da Grancoffee, ressaltou a importância para a empresa campineira estar atendendo à Unicamp com seus produtos. “A Unicamp sempre foi uma referência muito grande para a nossa empresa. Sempre tivemos vontade de atender os usuários da Unicamp, por ser uma universidade reconhecida e por ser de nossa terra natal. Iniciar esse trabalho pelo HC da Unicamp é uma grande honra e que esse espaço possa beneficiar a todos”, disse Gustavo.

Cafés e restaurantes

A Prefeitura Universitária entregou, no dia 19 de janeiro, as chaves do primeiro permissionário habilitado a explorar o espaço do restaurante da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O projeto prevê a instalação de 13 novos restaurantes e cafés em contêineres em vários pontos nos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba. Veja matéria no Portal da Unicamp.