HC cria Comitê de Indicadores para ajudar na gestão do hospital


O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp criou no ano passado um Comitê de Indicadores para construir dados que reflitam o desempenho institucional. O comitê foi criado atendendo e solicitação da superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde. O objetivo é usar esses indicadores para elevar a eficiência do hospital e melhorar os serviços prestados à população.

Inicialmente foram solicitados 28 indicadores estratégicos, mas o Comitê de Indicadores entregou 39 indicadores, 40% a mais do que a demanda inicial, e disponibilizou 42 dashboards – painel visual que apresenta, de maneira centralizada, indicadores e suas métricas – de 10 áreas do HC da Unicamp.

Os indicadores estão disponível na Intranet do HC da Unicamp e só tem acesso às informações os profissionais vinculados ao hospital e à Unicamp, mediante login e senha institucional.

As áreas prioritárias elencadas para desenvolvimento dos indicadores foram Centro Cirúrgico, Núcleo Interno de Regulação (NIR), CCIH, Unidade de Emergência Referenciada (UER), Divisão de Ambulatórios Especializados (DAMPE).  Os indicadores foram categorizados em perfil, processo e resultado. Os dados obtidos para análise foram extraídos do novo sistema informatizado de gestão hospitalar, o AGHUse.

De acordo com a médica nuclear Bárbara Juarez Amorim e coordenadora do Comitê de Indicadores do HC da Unicamp, esses dados são essenciais para acompanhar o desempenho de áreas estratégicas do hospital, na tomada de decisões pela alta gestão e para apresentar a produção e necessidades do HC nas negociações externas junto às Secretarias de Saúde municipal, estadual e até mesmo para o Ministério da Saúde.

“Esses indicadores também são de  extrema importância para todos os gestores de áreas do HC. Com eles, os gestores podem acompanhar, facilmente, a produção e desempenho de sua unidade, detectar problemas e planejar ações de melhoria que impactam o cuidado de nossos pacientes, que é o objetivo final de todos os profissionais que trabalham no HC da Unicamp”, explica Bárbara.

O comitê é formado por representantes da alta gestão do hospital, do Departamento de Enfermagem, do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde, do Centro Cirúrgico, da Diretoria Clínica e da Divisão de Informática do hospital.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação