Delegação de Angola visita HC em busca de parcerias para a formação médica especializada

Recepção começou na FCM e busca consolidar parceiras em várias áreas

A Unicamp recebeu na quinta-feira (29) a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Bragança. A recepção aconteceu na Sala da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A visita faz parte de uma agenda bilateral firmada entre Brasil e Angola no campo da educação, ciência, tecnologia e inovação.

Maria do Rosário disse que a Unicamp está entre as melhores universidades do Brasil e que há interesse do governo angolano que a Universidade seja parceria na graduação, na pós-graduação e na formação médica especializada. Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp disse durante a cerimônia de recepção da ministra e da delegação de Angola que esse primeiro encontro é um momento importante para iniciar várias parcerias.

“Vamos deixar toda a estrutura de nosso hospital disponível, que é um hospital de alta complexidade, para o que houver de interesse e parcerias futuras que possam alicerçar movimentos no sentido tanto acadêmico quanto científico. Vamos deixar também disponível toda nossa comunidade de discentes, docentes e servidores para que os projetos que hoje se iniciam possam ser concretizados de acordo com o interesse de ambas instituições”, disse Elaine.

A coordenadora geral da Unicamp e médica infectologista Maria Luiza Moretti relembrou de sua experiência em Angola em 2006 e sobre o projeto na sua área de infectologia, que trouxe médicos e médicas angolanos para treinamento em doenças infecciosas e AIDS, durante cinco anos, ao HC, à FCM e à Unicamp.

“Foram anos de muita troca de experiências. É importante que tenhamos um plano para que venham pessoas de Angola para cá e nós também possamos ir até lá. Toda vez que nós temos alunos ou professores estrangeiros é um aprendizado imensa. Aprende quem vem e aprende quem recebe”, concluiu Maria Luiza durante a cerimônia de boas-vindas.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, a aproximação angolana é uma oportunidade ímpar. “A conversa tem muito a contribuir para os dois lados. Essa parceria alarga os horizontes da universidade. Quando a gente pensa nas interações com a sociedade, esse intercâmbio sul-sul, com América Latina e África, é fundamental. As realidades que as pessoas vivem nesses países se aproximam muito da realidade brasileira”, pontuou Coelho.

O coordenador de Extensão da FCM, Rubens Bedrikow, anunciou a elaboração de um programa internacional de extensão universitária, em parceria da FCM com as Pró-reitorias de Extensão e Cultura da Unicamp e da Unesp, o Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp.

“Estamos muito entusiasmados. O programa está saindo do forno. É um programa internacional que prevê a inclusão de 20 países, entre eles Angola”, explicou Bedrikow, que aproveitou a ocasião para convidar oficialmente as universidades angolanas para comporem o programa.

A decana da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Fernanda Dias, que veio junto com a comitiva angolana, destacou a extensão como preocupação preponderante para eles. “Três pilares para nós são indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. É sobre a extensão que gostaríamos de ter o apoio e ficamos bastante felizes em saber que existe um projeto. Nós gostaríamos de fazer parte dele”, afirmou.

Visita ao HC da Unicamp

Após a recepção da FCM que teve também a participação de Cláudio Saddy Rodrigues Coy e Erich de Paula, respectivamente diretor e diretor-associado da faculdade, a delegação angolana seguiu para uma visita ao HC da Unicamp. A comitiva foi recebida pelo médico cardiologista Octávio Rizzi Coelho Filho, que também é coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM e pelo médico pediatria e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HC, Marcelo Brandão. Maria do Rosário visitou a área de Radioterapia do HC e a UTI Pediátrica do hospital.

“Estamos interessados na experiência da Unicamp de concepção e gestão de um hospital universitário”, ressaltou a ministra de Angola, que manteve também reuniões com os ministros brasileiros da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da educação, Camilo Santana, em Brasília.

A final da visita à Unicamp foi instituído um grupo de trabalho com membros da Universidade de Campinas e de Angola para estabelecer um programa com ações concretas que contemplem os interesses de ambos os países.

Matéria originalmente publicada no site da ProEC por Gabriela Villen
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação