Calouros de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia visitam HC

Alunos também conheceram o Hemocentro, Caism, IOU e Cepre

Os calouros dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia visitaram no dia 8 de março o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital da Mulher (Caism), o Hemocentro, o Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp (IOU) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação (Cepre). A visita, chamada de Tour nos Hospitais, foi organizada pelo Diretório Científico Adolfo Lutz (DCAL).

“O tour pelos hospitais é para mostrar aos ingressantes dos cursos um pouco do complexo da área de Saúde Unicamp, 100% SUS e de qualidade inestimável, que está de portas abertas para formação diária dos futuros profissionais da saúde”, explicou Elias Ramos Hurtado, terceiranista do curso de Medicina e presidente do DCAL.

Para facilitar a visita, os calouros foram divididos em pequenos grupos e rodiziaram pelas unidades da área da Saúde da Unicamp. Os 110 calouros foram recebidos no HC da Unicamp pela superintendente do hospital, Elaine Cristina de Ataíde e visitaram as áreas de toxicologia, pediatria, psiquiatria, trauma e nefrologia. Após o tour, eles aproveitaram para fazer uma foto-lembrança no saguão da superintendência.

Maria Luiza Oliveira Diniz, caloura do curso de Medicina, disse que já tinha passado pelo HC, mas nunca tinha visto o dia a dia do hospital. “É importante ver diferentes realidades e conhecer um pouco mais do hospital, porque é o local onde iremos trabalhar no futuro”, disse Maria Luiza. Antonio Yoshi Távaro Pacheco também participou do tour e disse “o HC é um dos maiores hospitais que visitei em minha vida. Foi muito legal, pois o hospital mistura ensino e assistência”, comentou Antonio, que integra, agora, a 62ª turma de Medicina da Unicamp.

“O DCAL tem a missão de aproximar os alunos do mundo acadêmico e científico, tão essencial para formação dos profissionais que irão atuar na assistência à saúde da população”, comentou João Gustavo Hein, vice-presidente do DCAL e também aluno do terceiro de ano de Medicina da Unicamp.

No Hemocentro, os calouros dos três cursos foram recebidos pelo professor Fabrício Bíscaro Pereira; no Caism, pela professora Cassia Juliato; no IOU pela professora Rebecca Maunsell e no Cepre pela professora Helenice Nakamura.

Unicamp dá boas-vindas

No dia 28 de fevereiro teve início mais um ano letivo na Unicamp, com a Calourada 2024, evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Durante a Calourada, os alunos recém-chegados puderam conhecer um pouco dos serviços oferecidos pela Universidade, saber das iniciativas de atléticas, empresas juniores e coletivos acadêmicos, receber o kit ingresso e se apresentar aos colegas com quem vão dividir as salas de aula e a vida universitária pelos próximos anos. O evento aconteceu no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). Veja como foi a recepção na matéria do Jornal da Unicamp e veja também como foi a recepção dos calouros de Medicina na FCM. Vídeo abaixo.

Fisioterapia recebe calouros

Na sexta, 22 de março,  os alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM foram recebidos pela equipe do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SFTO) do HC da Unicamp. Os alunos vieram ao hospital para conhecer alguns setores do complexo hospitalar, considerados como áreas de futuro campo de trabalho da assistência fonoaudiológica.

A professora de fonoaudiologia Renata Barros acompanhou a visita, que foi conduzida pela coordenadora do SFTO Luciana Castilho e pelas supervisoras das áreas Bruna Scharlack Vian, Milena Antoneli e Lígia dos Santos Roceto Ratti. Para evitar aglomerações, os alunos foram divididos em grupos de cinco integrantes. Isso permitiu que todos conhecessem os ambientes da internação e observassem o perfil dos pacientes atendidos.

“Em muitos casos, os alunos puderam compreender que a boa evolução do tratamento de fisioterapia e a clínica do paciente,  dependem da intervenção e avaliação da fonoaudiologia. O SFTO agradece a visita e deseja sucesso a esses futuros fonoaudiólogos”, disse Luciana Castilho.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti, Antonio Scarpinetti / SEC Unicamp e DCAL