HC promove a campanha Abril pela Segurança do Paciente

Tema desse ano é Comunicação e Trabalho em Equipe

Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013, abril tem sido o mês escolhido para ampliar as discussões sobre as ações voltadas para a melhoria da segurança do paciente no Brasil. Em 2024, o tema é “Comunicação e Trabalho em Equipe”.

Em alinhamento com as ações do Ministério da Saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoverá durante todo o mês a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. De acordo com Ana Carolina Moitinha, coordenadora do NSP, serão diversas iniciativas para destacar o compromisso do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp na qualificação do cuidado, na vigilância e monitoramento das ações em saúde.

“A campanha contará com ações educativas desenvolvidas pelos times do NSP com a finalidade de divulgar os protocolos de segurança do paciente entre as áreas e as equipes”, explica Ana Carolina.

No dia 3 de abril, aconteceu a Medicação Segura e Higiene de Mãos em vários pontos do hospital. No dia 4, houve a palestra online Cultura de segurança e Comportamento do profissional no uso seguro de medicamentos, com a professora Eugenie Desirèe Rabelo Néri, da Universidade Federal do Ceará.

O NSP também está promovendo a Avaliação da Cultura de Segurança com a aplicação do questionário disponibilizado pela Anvisa. Acesse aqui o questionário da pesquisa ou pelo QRCode da imagem abaixo.

“Esta pesquisa é de extrema relevância para nosso hospital porque proporciona diagnóstico específico e direciona para ações que estão em concordância com as metas nacionais e internacionais para a segurança do paciente” reforçou Ana Carolina.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotos: Caius Lucilius e NSP