HC e ProEC lançam o projeto de extensão “Uma ponte para novas conexões”

Parceria pretende trazer arte, música, workshops e atividades físicas para dentro do hospital

Com a apresentação do coral Zíper na Boca no dia 11 de abril no pátio da enfermaria de pediatria, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) lançaram o projeto HC Extensionando: Uma ponte para novas conexões. Por meio de exposições, oficinas e intervenções artísticas, música, dança, workshops, atividades físicas e outras ações, pretendem-se promover o bem-estar dos pacientes, colaboradores e comunidade do HC da Unicamp durante os próximos meses. Veja abaixo o vídeo da abertura do projeto Uma ponte para novas conexões.

“O HC é um palco inexplorado. Temos muita coisa que podemos contribuir para trazer um olhar mais delicado e humano para o atendimento. Ações como essas geram um ambiente de descompressão, cuidado e atenção. Vamos buscar mais projetos para criar um caldeirão de multiplicidade e crescimento intelectual dentro de nosso hospital”, disse a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, destacou que a ProEC tem a seu lado a comunidade discente da Unicamp, que é composta por mais de seis mil potenciais colaboradores, além dos conteúdos das unidades que compõem e apoiam a ProEC em suas ações internas e externas. “Queremos trazer a comunidade externa para dentro do hospital e criar uma experiência de pertencimento. Queremos que todos se envolvam de cabeça e coração nas atividades e que o hospital tenha espaços visitáveis”, revelou Coelho.

Uma das etapas do projeto consiste em espalhar reproduções de obras de arte do Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp. O MAV tem um acervo cerca de mil obras que foram doadas pelo Instituto de Artes da Unicamp. Sylvia Helena Furegatti, professora do Instituto de Artes e diretora do MAV, visitou o hospital para avaliar os locais onde as obras de arte poderão ficar expostas. “A ideia é trabalhar com artistas locais, especialmente doutorandos e pós-doutorandos do IA”, destacou Sylvia.

Ecobrinquedoteca

Um das primeiras atividades já programadas em parceria com a ONG Ecobrinquedoteca é a revitalização do Espaço Brincar, localizado no quarto andar da pediatria do hospital. O Espaço Brincar será inserido como ponto de extensão na formação de ecobrinquedistas, que acontece no Instituto deMatemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Unicamp.

Veja aqui como se inscrever no curso em parceria com a ProEC e participar dessa ação de extensão que beneficiará as crianças internadas no HC da Unicamp.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Equipe ProEC e Tricia Thomé