HC e Educorp oferecem curso sobre o hospital para novos médicos-residentes

Curso vai até 31 de maio na modalidade online pela plataforma Moodle

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em parceria com a Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, está oferecendo um curso para a integração dos 329 novos médicos-residentes. As aulas são totalmente online e assíncronas, via plataforma Moodle. O curso está dividido em 10 módulos, com conteúdo que explica a rotina do dia a dia no hospital. Veja abaixo a relação dos módulos e orientadores.

“Esse é um desejo antigo que agora conseguimos implementar com o apoio da Educorp. Ganha o médico-residente que passa a compreender como o HC funciona e os pacientes, que são melhor atendidos dentro das especialidades médicas oferecidas pelo nosso hospital”, disse a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde.

Além da abordagem prática, o curso tem o apoio da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, devido ao seu caráter educacional para a formação dos residentes. O médico Cássio Ricetto, professor da área de Urologia e assessor da Coordenadoria de Assistência (COAS) do HC da Unicamp é um dos responsáveis pela elaboração do curso.

Ricetto reforçou que o curso auxiliará o residente a conhecer os processos administrativos vigentes no HC para que possa executá-los de forma mais rápida e eficiente. “Dessa forma, ele poderá dedicar maior parte do seu tempo à sua aprendizagem e treinamento”, comentou Ricetto.

“Essa parceria é extremamente importante, pois qualifica ainda mais o papel da Educorp, alcança um segmento profissional importante da Universidade e resulta em maior integração e melhoria em ações da saúde”, finalizou Edison Cardoso Lins, diretor-executivo da Educorp.

De acordo com a enfermeira Ana Carolina Moitinho, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente e umas responsáveis pelo curso, os objetivos com esse treinamento são orientar esses médicos-residentes sobre aspectos práticos do funcionamento do hospital, do impacto da eficiência, da qualidade assistencial e da sustentabilidade financeira, difundir as diretrizes assistenciais existentes e a cultura organizacional do HC e da Unicamp.

“As aulas dos módulos variam de cinco a 15 minutos. Tem módulos com uma aula e tem módulos com três. O total do curso é de aproximadamente três horas e já está disponível na plataforma Moodle para os novos médicos-residentes”, explicou Ana Carolina.

A Unicamp possui 706 médicos-residentes distribuídos pela área da Saúde, sendo que 659 atuam no HC da Unicamp. De acordo com a Comissão de Residência Médica (Coreme), esse ano entraram 329 novos médicos-residentes e 377 subiram de nível, passando de R1, para R2, de R2 para R3 e assim sucessivamente, de acordo com a especialidade médica escolhida.

Módulos do curso e orientadores

Apresentação – José Barreto
Prontuário médico – Felício Chiueri e Daniela Camargo
Solicitação de exames – Barbara Juarez