HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

Abril vermelho é o mês de conscientização e combate à hipertensão arterial

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a Faculdade de Enfermagem (FEnf) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) lançaram, nesta terça-feira (30/4), o Programa de Extensão Meses Coloridos. O projeto foi aprovado pela ProEC com uma verba total de custeio de R$ 35 mil para a realização do projeto de abril deste ano até março de 2026.

De acordo com Kátia Stancato, enfermeira, professora da FEnf e coordenadora do projeto Meses Coloridos, o objetivo é desenvolver campanhas de conscientização em saúde, associando cada mês a uma cor representativa de uma causa específica, a fim de promover a educação, prevenção e sensibilização da comunidade sobre questões de saúde.

Abril é o mês de combate à hipertensão arterial e a cor da campanha é o vermelho. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, atinge 35% da população brasileira. Ela é responsável por até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Veja aqui o material da campanha ou veja o vídeo no Instagram do HC.

“O ambulatório geral de adultos atende cerca de 1.800 pacientes por dia. Eles são cuidados e assistidos pela nossa equipe multidisciplinar. Nossa responsabilidade e compromisso são enormes. Todos os profissionais da Unicamp, do HC e de todos os setores de saúde estão de parabéns”, ressaltou Kátia.

Joaquim Antonio Graciano, coordenador do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, ressaltou que o projeto tem o apoio dos ambulatórios do HC e que os meses de prevenção já ocorrem há bastante tempo no hospital, porém com recursos próprios ou de funcionários. “Conseguir um projeto que venha contribuir para fazermos ações de prevenção com nossos pacientes é algo muito gratificante”, disse Joaquim.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, Roberta Cunha, ressaltou a importância da parceria entre a FEnf e o Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp para formar e aprimorar os recursos humanos em enfermagem que atuam no hospital e na faculdade à favor da saúde dos pacientes. “Espero que por meio desse programa possamos continuar beneficiando os nossos usuários e a nossa comunidade”, disse Roberta.

Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp, destacou a importância da ProEC e da Universidade em apoiar o projeto Meses Coloridos e outras iniciativas que acontecem no HC e que fazem parte do HC Extensionando, lançado no dia 11 de abril. Veja aqui a matéria.

“Toda prevenção é multidisciplinar e ela é o melhor tratamento que existe. Mesmo sendo um hospital escola de alta complexidade, por meio de parcerias como essa nós conseguimos levar a prevenção de qualquer doença para fora do HC. Temos que disseminar o conhecimento, a cultura e a saúde”, disse Elaine.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Antonio Santos Coelho, corroborou com as palavras da superintendente do HC e disse que é isso mesmo que a extensão busca: projetos que humanizem e façam a interação entre as diversas áreas da Unicamp. Dentro do orçamento possível, ressaltou Coelho, a ProEC irá sempre apoiar projetos como esse.

“O HC já tem muita interação com a sociedade e queremos aprofundar isso, dentro dos pilares humanísticos e artísticos, inserindo, também, o hospital dentro da vida cultural da Universidade. A prevenção também é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isto é uma boa forma de promovermos interação”, comentou Coelho.

O evento terminou com a apresentação musical de professores e alunos das Faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Música da Unicamp, chamado Projeto Concerto na Saúde.

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp