Cuide de sua saúde geral que sua coluna será beneficiada
Uma pesquisa nacional realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 27 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença crônica na coluna. A pesquisa mostrou que 8,7% dos jovens de 18 a 29 anos e 26,6% das pessoas acima de 60 anos tem problemas de coluna.
Entre os problemas revelados pela pesquisa, as dores lombares são as mais comuns. A pesquisa mostrou ainda que 21% das mulheres entrevistadas tinham problemas de coluna enquanto que 15% dos homens relataram dores nas costas.
Para falar sobre problemas na coluna, o podcast Ressonância conversou com o neurocirurgião de coluna e coordenador da disciplina de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Andrei Fernandes Joaquim, que acaba de ser convidado para integrar a diretoria científica do Knowledge Forum (KF) Trauma da Ao Spine, a maior associação de cirurgiões de coluna do mundo.
De acordo com Andrei, a incidência de problemas de coluna é universal e atinge homens e mulheres. Cerca de 80% a 90% das pessoas vão ter dor nas costas ou dor lombar ao menos uma vez na vida, sendo que uma porcentagem terá quadros crônicos.
“As mulheres são mais acometidas, possivelmente, por terem menor proporção muscular em relação aos homens e uma maior taxa de obesidade. Além disso, muitas mulheres têm uma jornada de trabalho estendida e trabalho doméstico. A somatória desses fatores contribui para uma maior incidência de problemas de coluna nas mulheres”, disse Andrei.
Durante o podcast, Andrei deu algumas dicas para cuidar da saúde da coluna. De uma forma simples, o especialista da Unicamp disse para os ouvintes o seguinte: “Cuide de sua saúde geral que sua coluna será beneficiada”.
Ressonância é um podcast do HC da Unicamp em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: SEC Unicamp