Crianças da Unicamp criam presentes para pacientes do HC em tratamento de câncer

Projeto de humanização e empatia une Radioterapia do HC e DEdIC da Unicamp

O setor de Radioterapia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, com o apoio da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) da Unicamp iniciaram, em agosto 2023, o projeto Todos Juntos Por Você para desenvolver a humanização e a empatia nas crianças e, ao mesmo tempo, reconhecer a resiliência e persistência dos pacientes durante todo o processo de radioterapia a que são submetidos para o tratamento do câncer.

“Este projeto nasceu do coração de quem sempre buscou oferecer o melhor para a pessoa doente. Os pacientes e familiares vivem uma experiência de afeto e de acolhimento na luta pela sobrevivência e isso proporciona um clima agradável em toda a Radioterapia. Ao mesmo tempo, as crianças têm uma noção do significado da humanização e da importância da empatia com o próximo e o impacto que pode ter na vida de outras pessoas”, conta a técnica administrativa Fernanda da Conceição Alves Trindade, idealizadora do projeto.

Por mês, cerca de 50 pacientes terminam a radioterapia no HC da Unicamp. Durante a jornada do tratamento há dúvidas e receios, por isso, esses pacientes vêm acompanhados de algum familiar ou amigo e que ajudam a amenizar essa fase do tratamento. No dia da última sessão de radioterapia, os pacientes e muitas vezes seus acompanhantes recebem um presente que foi confeccionado por uma das 500 crianças que estudam no DEdIC – um espaço socioeducativo para bebês e crianças de seis meses a 14 anos para filhos e filhas de servidores Unicamp, Funcamp e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Os presentes, lembrancinhas ou mimos, como são carinhosamente chamados, são desenhos, cartões com mensagens, colagens ou aquilo que a imaginação das crianças criar.

Apesar de simbólico, o presente toca o coração dos pacientes que se emocionam ao recebê-los. Não são poucos os relatos registrados pela equipe da Radioterapia do HC durante e entrega dos presentes. Há sempre um choro ou uma emoção contida. De todos. Alguns pacientes voltam depois, com um bolo, um abraço ou com palavras de gratidão.

“Às vezes, o tratamento é diário e pode durar mais de um mês. São dias consecutivos e muitas vezes exaustivos. Acabamos criando um laço com o paciente e com os familiares devido a esse tempo em que ficamos juntos durante o tratamento. Conhecemos a história de vida de cada um deles e muito mais”, explica a tecnóloga em Radioterapia Raquel Neres Medrado, que também integra o grupo da Radioterapia do HC que cuida do projeto.

Antes das atividades artísticas, as professoras da DEdIC explicam às crianças um pouco mais sobre o significado da empatia, do cuidado, do respeito e do acolhimento com a pessoa doente. Para a confecção das lembrancinhas, as crianças também utilizam materiais recicláveis, já com foco na sustentabilidade e no meio ambiente.

O projeto prevê que colaboradores da Radioterapia do HC visitem as crianças na DEdIC e compartilhem conhecimentos e informações sobre o tratamento do câncer. “Para esse ano, queremos criar um cantinho especial para tirar fotos e também proporcionar às crianças que finalizam a educação no DEdIC uma visita guiada à Radioterapia, se possível”, revela Fernanda.

Ninguém faz nada sozinho

De acordo com Fernanda, o projeto Todos Juntos Por Você conta atualmente com 30 pessoas, dentre integrantes da equipe da Radioterapia e Divisão de Imaginologia HC da Unicamp e da DEdIC da Unicamp. Inicialmente, relembra, a proposta foi levada para Sabrina Reis e Danielle Costa, coordenadoras do Centro de Convivência Infantil (Ceci) da Unicamp, que demonstraram interesse e tornaram-se membros do projeto.

“Mesmo assim, o projeto precisava do apoio das demais unidades. Foi a partir daí que tivemos alguns encontros para apresentar o projeto a DEdIC”, conta Fernanda.

Aos poucos, outras pessoas foram se juntando ao projeto: a coordenadora Juscelina Silva, carinhosamente conhecida como Jô Silva e Reinaldo Cavazani, ambos do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad), uma das cinco  unidades da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp (Dedic) proporcionaram o primeiro encontro com a equipe da Radioterapia. Outra que se juntou ao projeto foi Roseli Ruiz, educadora do Prodecad.

“Como educadora e também por ter vivenciado com minha irmã essa experiência de acolhimento oferecida pela Radioterapia durante o tratamento oncológico, isso fez toda a diferença para nossa família nessa fase difícil. Fiquei emocionada em receber o convite e poder participar de um projeto que visa o amor e a gratidão. Hoje, tenho a oportunidade de trabalhar com meus alunos na criação de gotas de amor, lembranças que são oferecidas a essas famílias’’, disse Roseli.

O segundo encontro foi com a coordenadora Rosana Ramos do Ceci integral e equipe e, assim novos integrantes passaram a compor à equipe integrantes. “Com a iniciativa das educadoras Lucilene Folegatti e Renata Gomes da turma do Arco-Íris, surgiram os primeiros cartões. De lá para cá, a criatividade da criançada só têm surpreendido o coração de todos”, conta Fernanda.

O Todos Juntos Por Você tem ainda a ajuda e orientação da equipe do Núcleo de Comunicação e do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp e integra o projeto Wishes.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação DeDIC e Radioterapia do HC