Estudantes da Áustria, Alemanha e Portugal fazem estágio em especialidades médicas no HC

Estudantes de medicina vieram por meio do Escritório de Internacionalização da FCM

De fevereiro a abril de 2024, a estudante de medicina Clara Luísa Lopes de Lorena e Gama, da Universidade Nova de Lisboa, estagiou no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e passou pelas áreas de Medicina Interna e Imunologia no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

“O estágio foi uma das melhores experiências da minha vida, não só pelos colegas e amigos que fiz, mas também pelos professores e profissionais com quem tive o prazer de estar no hospital. Eles me marcaram pelo seu carinho, pelo seu profissionalismo humano e por deixarem visível o quanto amam a profissão e ensinar os alunos. Espero voltar em breve e poder estagiar em áreas da medicina que ainda não descobri”, disse Clara.

Já as estudantes de medicina Uliana Lodygina e Laura Rodrigues da Silva, da Universität Duisburg-Essen, na Alemanha, passaram pela Cirurgia e Uliana também passou pela área de Oftalmologia do HC da Unicamp.

“Durante meu estágio tive a oportunidade de explorar diversas especialidades médicas como cirurgia de trauma, gastrocirurgia, cirurgia vascular e oftalmologia. Estou verdadeiramente grata por esta experiência enriquecedora, onde aprendi, cresci e contribuí para o atendimento ao paciente de maneira significativa”, disse Uliana.

“Meu estágio no HC da Unicamp me proporcionou a oportunidade de conhecer diversas especialidades cirúrgicas e de interagir com profissionais de saúde de diversas áreas, possibilitando ampliar minha perspectiva médica”, revelou Laura.

O estudante de medicina Michael Neugebauer, da Universidade Médica de Innsbruck, na Áustria, concluiu seu estágio no HC da Unicamp. Durante oito semanas, de outubro a novembro de 2023, Michael atendeu nas áreas de Cardiologia, Infectologia e Pneumologia do hospital.

“Foi uma jornada repleta de aprendizado inestimável, conexões calorosas e lembranças queridas. Tive o privilégio de mergulhar no ambiente hospitalar, rodeado por uma equipe de profissionais dedicados que não só me receberam de braços abertos, como também transmitiram generosamente os seus conhecimentos”, disse Michel.

Todos os estudantes estrangeiros vieram por meio do Escritório de Internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Matérias originalmente publicadas por Karen Menegheti de Moraes no site da FCM Unicamp
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação FCM Unicamp