Deputados federais entregam nova tomografia computadorizada assistida por inteligência artificial


O Hospital de Clínicas da Unicamp entregou no dia 14 de junho, um novo equipamento de tomografia computadorizada assistida por Inteligência Artificial (AI), um dos mais modernos no mercado mundial: o Aquilion Prime SP da Cannon. Foi comprado por R$ 3.000.000,00 através da indicação de emendas parlamentares do orçamento da União de autoria dos deputados federais Paulo Freire, Gilberto Nascimento, Kim Kataguiri, Milton Vieira e Tabata Amaral. A cerimônia será conduzida pelo reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles e pela superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, com a presença de diversas autoridades.

A nova tomografia computadorizada Aquilion Prime SP está preparada com diversas soluções tecnológicas integradas, que permitem a realização de exames complexos mais fáceis. Os aplicativos instalados asseguram automação de fluxo de trabalho para o posicionamento de pacientes, desde pediátricos a bariátricos, a alta precisão diagnóstica, o baixo tempo do exame, imagens em alta resolução com baixas doses de radiação e a aquisição de imagens em 4D com uso da inteligência artificial. O tomógrafo também possibilita a realização de exames de ultra baixa radiação – menos de 1/10 da radiação de uma tomografia convencional – essenciais ao rastreamento oncológico e de doenças pediátricas crônicas, como fibrose cística e patologias reumatológicas.

Segundo o diretor da Divisão de Diagnósticos por Imagem do HC da Unicamp, Sergio San Juan Dertkigil, as novidades tecnológicas do equipamento consolidam, no cenário mundial da medicina de precisão com imagens, as ferramentas de inteligência artificial. “Por exemplo. A movimentação do paciente durante uma varredura da tomografia é um dos principais problemas para a reconstrução da imagem fornecer um exame diagnóstico preciso. Com esse aparelho, a inteligência artificial permite a tecnologia de reconstrução Deep Learning AiCE, preparada para reduzir o ruído e aumentar o sinal para fornecer imagens nítidas em velocidade”, explica Dertkigil.

Outro destaque, também com apoio da IA, é se um paciente durante uma varredura diagnóstica for detectado uma arritmia cardíaca – mudança no ritmo regular e/ou na frequência das batidas do coração -, o equipamento automatiza a captura de imagens para o modo contínuo afim de garantir um exame diagnóstico preciso. Para uma avaliação detalhada e desobstruída de artérias pelos médicos, o tomógrafo Aquilion Prime SP da Cannon possui aplicativos com a capacidade de remover ossos, cálcio e stents de conjuntos de dados. Além disso, pode criar mapas de iodo para permitir a avaliação da distribuição do meio de contraste no corpo para visualizar a perfusão local.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC