Violência sexual é tema de capacitação para assistentes sociais no HC

A equipe de Educação Continuada do Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou na sexta-feira (14/6), no anfiteatro do HC, um evento com o tema A atuação do assistente social no Serviço de Atenção à Violência Sexual – SAVS Unicamp. O evento foi destinado aos profissionais do Serviço Social de toda a Universidade. Cerca de 39 participantes, entre assistentes sociais, estagiários e treinandos, assistiram a palestra proferida pela assistente social Vivian Buosi, responsável pelo SAVS Unicamp.

“A discussão das violências de cunho sexual e a atenção prestada por nossa serviço é relevante a atual, pois soma-se à importância de que este fenômeno se dá de diversas formas, segundo a tipologia da violência, e atinge todos os ciclos de vida especialmente, as pessoas já mais vulneráveis à algum tipo de violência”, disse Vivian.

Entre abril de 2019 e novembro de 2021, o SAVS atendeu 59 casos, que passaram por todos os procedimentos, encaminhamentos e desdobramentos necessários ao seu pleno atendimento. A quantidade de atendimentos varia a depender de cada caso, bem como os procedimentos ou necessidades de encaminhamento.

SAVS Unicamp

O Serviço de Atenção à Violência Sexual (SAVS) é o órgão de assistência vinculado à Comissão Assessora de Gênero e Sexualidade, que integra a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp. Seu objetivo é acolher, de forma empática, humanizadora e qualificada, membros da comunidade universitária que se encontrem envolvidos em situações de violência sexual, com ou sem dano físico, bem como de discriminação baseada em gênero e/ou orientação sexual e diversidade de gênero e dar o melhor encaminhamento para cada caso.

O SAVS atua de modo articulado com outros órgãos da Universidade, como CAISM, HC, SAE, SAPPE, Ouvidoria, Câmara de Mediações e Ações Colaborativas, dentre outros.  Além dos atendimentos, o SAVS realiza atividades de educação e informação com membros da comunidade universitária por meio de rodas de conversa incluindo estudantes e docentes em unidades da Unicamp e iniciativas comunitárias, como coletivos de estudantes e outras modalidades de agremiação.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Serviço Social HC Unicamp