Aparelho também possibilita a realização de exames de ultra baixa radiação
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp acaba de ganhar um equipamento de tomografia computadorizada considerado um dos mais modernos do mercado mundial. Assistido por inteligência artificial (IA), o equipamento modelo Aquilion Prime SP, da Cannon, apresenta alta precisão diagnóstica, curto tempo para realização do exame, imagens em alta resolução com baixas doses de radiação e captação de imagens em 4D com uso da inteligência artificial.
O tomógrafo também possibilita a realização de exames de ultra baixa radiação – menos de 1/10 da radiação de uma tomografia convencional –, essenciais ao rastreamento oncológico e de doenças pediátricas crônicas, como fibrose cística e patologias reumatológicas.
O custo de R$ 3 milhões do aparelho foi coberto por meio de emendas parlamentares do orçamento da União de indicação conjunta dos deputados federais por São Paulo Gilberto Nascimento (PSD), Kim Kataguiri (União), Milton Vieira (Republicanos), Paulo Freire (PL) e Tabata Amaral (PSB).
“O HC da Unicamp é um dos poucos hospitais totalmente Sistema Único de Saúde (SUS) e a contribuição feita pelos deputados nos possibilita levar aos nossos pacientes serviços que eles só iriam encontrar na rede privada. Essa parceria é essencial para que consigamos acompanhar os avanços tecnológicos, que na área da saúde são tão frequentes hoje em dia”, disse a superintendente do HC, Elaine Ataíde, durante a cerimônia ocorrida na manhã de sexta-feira (14/6) no anfiteatro da Superintendência do HC.
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, agradeceu e elogiou a ação conjunta dos parlamentares que, mesmo em posições diferentes no espectro político, se juntaram em favor de uma causa comum. “Sabemos como é difícil o financiamento da saúde no Brasil e a aquisição de um equipamento como este. Por isso, as emendas são essenciais para quem, como nós, que fazemos a assistência no serviço público, possamos nos manter na fronteira da tecnologia”, complementou o reitor.
A coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, lembrou que a Unicamp é responsável por um complexo de saúde que atua em toda a região, formado pelo HC, pelos hospitais de Sumaré e Piracicaba, além de sete AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), e pediu a renovação da parceria com os parlamentares. “Certamente, voltaremos a procurar os senhores, porque precisamos de sua ajuda para manter a qualidade do serviço que prestamos”, alertou.
O deputado Kim Kataguiri, que esteve na cerimônia de entrega do equipamento, disse que pretende continuar colaborando com a Unicamp. “Trata-se de uma instituição de referência. Por isso, pode continuar contando com nossa parceria”, afirmou. A deputada Tabata Amaral foi representada na cerimônia pelo assessor Michal Chaves e mandou um vídeo, no qual afirmou: “Contem comigo, com meu mandato, e vamos trabalhar juntos”.
Medicina de precisão
Segundo o diretor da Divisão de Diagnósticos por Imagem do HC da Unicamp, Sergio San Juan Dertkigil, as novidades tecnológicas do equipamento consolidam, no cenário mundial da medicina de precisão com imagens, as ferramentas de inteligência artificial.
Sergio San Juan Dertkigil, diretor da Divisão de Diagnósticos por Imagem do HC da Unicamp. Foto: Antoninho Perri
“A movimentação do paciente durante uma varredura da tomografia é um dos principais problemas para a reconstrução da imagem fornecer um exame diagnóstico preciso. Com esse aparelho, a inteligência artificial permite a tecnologia de reconstrução Deep Learning AiCE, preparada para reduzir o ruído e aumentar o sinal para fornecer imagens nítidas em velocidade”, explica Dertkigil.
Além disso, se, durante uma varredura diagnóstica, for detectada no paciente uma arritmia cardíaca – mudança no ritmo regular e/ou na frequência das batidas do coração –, com apoio da IA, o equipamento transfere automaticamente a captura de imagens para o modo contínuo, a fim de garantir um exame diagnóstico preciso.
Para uma avaliação detalhada e desobstruída de artérias pelos médicos, o tomógrafo Aquilion Prime SP possui aplicativos com a capacidade de remover ossos, cálcio e stents de conjuntos de dados. Além disso, pode criar mapas de iodo para permitir a avaliação da distribuição do meio de contraste no corpo para visualizar a perfusão local. O aparelho entra em operação imediatamente.
Inovação
A superintendente do HC ressaltou que o equipamento abre uma nova frente de cuidados dentro do hospital, que é o uso da Inteligência Artificial, e para que o parque tecnológico do hospital seja incrementado é necessário manter essa parceria com os deputados.
“Estamos batalhando para inovar cada vez mais e, para isso, novos equipamentos já são necessários. Em breve, estaremos em Brasília levando algumas solicitações”, finalizou Elaine.
Tomógrafo foi adquirido por R$ 3 milhões com emendas parlamentares. Foto: Antoninho Perri
Matéria originalmente publicada por Tote Nunes no Portal da Unicamp
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Antoninho Perri – SEC Unicamp