Associação Amigos do HC entrega televisores para enfermaria pediátrica do hospital


Enfermaria, Oncologia e UTI pediátricas serão contempladas

A Associação Amigos do Hospital de Clínicas da Unicamp e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp idealizaram o Projeto TV – Ala Infantil para auxiliar o período de internação das crianças atendidas no hospital. Atualmente, a enfermaria de Pediatria do HC da Unicamp tem 50 leitos, sendo dois leitos por quarto. São internadas na enfermaria cerca de 1.500 crianças por ano, com um tempo médio de permanência de 8,6 dias. O critério de internação nas unidades infantis da HC da Unicamp é o assistencial.

“A internação é uma situação difícil para as crianças. A aquisição de aparelhos de TV para os quartos será importante para distraí-las, enquanto permanecem nos leitos. Essa distração deve amenizar o sofrimento e melhorar o convívio com outros pacientes, acompanhantes e com a equipe assistencial”, explica o médico Marcos Maldaun, presidente da Associação Amigos do HC da Unicamp.

Devido aos atendimentos de alta complexidade, a Enfermaria de Pediatria do HC da Unicamp é um centro de referência e um campo de ensino e pesquisa da Universidade, além de prestar assistência médica, como serviço de referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Isso é evidenciado pela frequência de casos graves, pelo grande número de diferentes diagnósticos observados e pela variada procedência dos pacientes. Os atendimentos exigem a participação de diversos especialistas e procedimentos clínicos e cirúrgicos de sua área de conhecimento”, diz Maldaun.

Cerimônia de entrega

No dia 20 de junho, às 10h15, no saguão da Enfermaria de Pediatria localizada no 4º andar do HC da Unicamp, acontece a entrega de 10 aparelhos de TV Smart de 40 polegadas. Os aparelhos de TV serão destinados aos ambientes nos quais as crianças aguardam atendimento, tratamento ou leitos de recuperação da Enfermaria, Oncologia e UTI pediátricas.

“Esse projeto foi um sucesso graças ao apoio de empresários e doadores da região de Campinas, que se sensibilizaram com a proposta apresentada pela Associação Amigos do HC Unicamp”, revela Maldaun.

O Projeto TV – Ala Infantil teve o apoio de Marcos Malduan, diretor da Clínica Paulista de Neurocirurgia Oncológica Ltda. e médico do HC da Unicamp; Wilson Lopes, diretor da A.W.A. Transportes Rodoviários Campinas Ltda.; Carlos Henrique, diretor da Transuni Encomendas e Cargas Ltda.; Thaís Barbosa de Almeida, sócia da Chohfi Sociedade de Advogados; Wesley Pacheco, presidente do Instituto Amor e Carinho; José Camilo Machado, diretor comercial da La Andorina Comércio de Embalagens e Serviços Ltda. e Eduardo Barbosa Nogueira, empresário.

Associação Amigos do HC

A Associação Amigos do Hospital de Clínicas da Unicamp é uma entidade filantrópica, localizada em Campinas, São Paulo, Brasil, composta por membros da sociedade civil e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, incluindo vários professores e pesquisadores da área médica. Através de diversas práticas, ações, eventos e campanhas de engajamento, a Associação Amigos do HC atua voluntariamente na arrecadação de doações para o hospital, visando à manutenção das atividades assistenciais de alta complexidade, oferecidas gratuitamente à população, via Sistema Único de Saúde (SUS).


Texto: Edimilson Montalti e Associação Amigos do HC
Fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp