Fernanda Orsi é eleita membro do Conselho Governamental da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia

Conselheiros lideram no desenvolvimento e na execução do plano estratégico e programas educacionais e científicos

A médica hematologista Fernanda Orsi, coordenadora de administração do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e docente do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleita membro do Conselho Governamental da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH – da sigla em inglês para The International Society on Thrombosis and Haemostasis).

A eleição contou com 20 candidatos de diversos países, mas apenas cinco foram eleitos. A professora Fernanda é a única representante da América Latina no Conselho. O mandato com duração de seis anos teve início na primeira reunião do Conselho da ISTH, que aconteceu, recentemente, durante o congresso da entidade, realizado em Bangkok, na Tailândia, de 22 a 26 de junho.

“Como conselheira da ISTH, irei atuar como embaixadora da Sociedade, promovendo seus programas educacionais e atividades científicas não apenas na América Latina, mas também na comunidade global de trombose e hemostasia. Essa posição de liderança internacional fortalece, ainda, os programas de internacionalização da FCM e da UNICAMP, uma vez que abre a possibilidade de trazer programas educacionais e científicos da ISTH para a nossa comunidade”, diz Fernanda.

A hemostasia e trombose são uma subespecialidade ampla que abrange várias áreas da Medicina, como hematologia, cardiologia, neurologia, cirurgia vascular, ginecologia e obstetrícia, e medicina laboratorial.  Além da coordenadora de administração do HC e docente da FCM, foram eleitos para o conselho da ISTH os professores: Sabine Eichinger (University of Vienna), Shinya Goto (Tokai University School of Medicine), Wolfgang Miesbach (University Hospital Frankfurt), e Nicola Mutch (University of Aberdeen).

Matéria originalmente publicada no site da FCM por Camila Delmondes
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp