A ATS visa promover um sistema de saúde equitativo, eficiente e de alta qualidade
A farmacêutica Mayra Carvalho Ribeiro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp representou o hospital no encontro anual da Health Technology Assessment International (HTAi), ocorrido em junho na Espanha. O NATS do HC da Unicamp teve dois trabalhos aprovados para apresentação virtual no evento e outro online.
Um dos trabalhos foi uma revisão sistemática sobre anticoagulantes e o outro foi um estudo sobre judicialização. Neste último, foram apresentados os dados do impacto orçamentário da judicialização para o HC de 2021 a 2023 e as ações desenvolvidas para redução deste custo. De acordo com esse estudo, desde o último trimestre de 2023, houve uma redução média de 32% dos valores descontados do HC por judicialização em relação ao período de 2021 até setembro de 2023.
“O encontro anual é uma oportunidade de conexão com especialistas em Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) de várias partes do mundo, além de possibilitar a participação no grupo de discussão sobre ATS especificamente voltada para hospitais. O encontro possibilitou o compartilhamento de ideias e inovações que poderão ser implantadas no HC da Unicamp”, explicou Mayra.
A organização Health Technology Assessment International (HTAi) é uma comunidade que reúne diferentes perspectivas e conhecimentos para facilitar a colaboração global e a mobilização de diferentes áreas de conhecimento para acelerar a inovação e o impacto da avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no mundo. A ATS visa informar a tomada de decisões, a fim de promover um sistema de saúde equitativo, eficiente e de alta qualidade.
Mayra teve o apoio da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp para participar do evento.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação