Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi uma das palestrantes do 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde. O tema foi Tecnologia para Equidade. O evento aconteceu de 9 a 11 de julho, em São Paulo, e foi organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).
A coordenadora do NQSS do HC da Unicamp apresentou a palestra A liderança contemporânea e os desafios da gestão de conflitos. A palestra fez parte da Trilha 73 sobre Bem Estar no Trabalho. “Ressaltei a relevância da liderança eficaz e da inovação para atuar na gestão de conflitos, visando promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, disse Nilcilene Pinheiro Silva.
Luciana Castilho de Figueiredo, coordenadora do Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SFTO), Ana Carolina Braz Moitinho, supervisora da Seção Segurança e Mariana Salhab Dall’Aqua Schweller, supervisora da Qualidade do NQSS, também participaram do 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde.
De acordo com três profissionais do HC da Unicamp, o Fórum trouxe uma grande troca de experiências da equipe do HC Unicamp, além da aquisição de novos conhecimentos. “Isso gera oportunidades de novas iniciativas dentro do hospital para fortalecer as práticas de gestão da qualidade e segurança em saúde”, comentaram.
O Fórum reuniu 2 mil profissionais, especialistas e entusiastas da tecnologia, da saúde, da inovação e da equidade. Ao longo de três dias, foram explorados temas fundamentais que são a base para uma sociedade mais justa e igualitária: Inovação, Promoção a Saúde, Equidade, Meio Ambiente, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, Big Data e Inteligência Artificial.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp com Nilcilene Pinheiro, NQSS HC Unicamp
Fotografia: Divulgação HC Unicamp