Agosto é mês de combate ao fumo e também de conscientização sobre esclerose múltipla
O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
No dia 28 de agosto, às 9 horas, o Projeto Meses Coloridos faz uma ação de conscientização entre pacientes, acompanhantes e visitantes no ambulatório de substâncias psicoativas, localizado no segundo andar do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
Desde 2000, o HC da Unicamp mantém o Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA) que trabalha com abordagens intensivas aos fumantes que desejam parar de fumar. O ASPA é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
Há diversos produtos derivados de tabaco: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo e Dispositivos Eletrônicos para Fumar, também conhecidos como cigarro eletrônico ou vape, com grande potencial de produzir dependência.
“É possível tratar o tabagismo. A combinação de medidas comportamentais, que são trabalhadas principalmente em grupo, juntamente com o auxílio farmacológico, que pode incluir terapia de reposição de nicotina, tem se mostrado ferramentas eficientes para quem deseja para de fumar”, explica a psiquiatra e responsável pelo ASPA do HC Unicamp, Renata Cruz Soares de Azevedo.
Por semana, o ASPA-Tabagismo atende 20 pacientes. O atendimento é porta aberta e a entrada é pelo grupo de motivação, todas as quartas-feiras, às 7h30 da manhã.
Agosto Laranja
Agosto também é o mês de conscientização sobre esclerose múltipla. A esclerose múltipla é uma doença que tem uma evolução lenta e crônica, que pode afetar o sistema cognitivo, a visão, a mobilidade, a fala, o sistema digestivo entre outros sistemas do corpo. Apesar de rara, estima-se que entre 40 e 50 mil pessoas convivam com a esclerose múltipla no Brasil. No dia 30 de agosto, às 13h30, no ambulatório de Neurologia, o Projeto Meses Coloridos faz outra ação entre pacientes, acompanhantes e visitantes.
O projeto Meses Coloridos é uma ação realizada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a Faculdade de Enfermagem (FEnf) e a Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). O objetivo desse projeto é desenvolver campanhas de conscientização em saúde, associando cada mês a uma cor representativa de uma causa específica, a fim de promover a educação, prevenção e sensibilização da comunidade sobre questões de saúde.
Leia também:
Esclerose múltipla é tema do podcast Ressonância e do projeto Meses Coloridos
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação – HC Unicamp