Dia Mundial da Artrite Reumatoide é celebrado no dia 12 de outubro
O podcast Ressonância aborda duas doenças reumatológicas: artrite reumatoide e fibromialgia. O entrevistado é o médico reumatologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Manoel Barros Bertolo. A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações de causa desconhecida. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens.
Para os pacientes que têm artrite reumatoide, Manoel aconselha alongamento, caminhada, natação, hidroginástica, fisioterapia ou atividades em casa que resultem no fortalecimento da musculatura. “O importante é evitar sobrecarregar das articulações e o emocional para não cair em depressão”, aconselha Manoel.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. A fibromialgia é uma dor crônica no corpo todo, associada à depressão, ansiedade, distúrbios cognitivos, insônia, síndrome do pânico.
“Não há exame laboratorial ou de imagem que feche o diagnóstico da fibromialgia. Dor, todos podem ter. É um diagnóstico de exclusão. Antes, precisamos afastar todas as outras doenças”, explica Manoel durante o podcast.
Ressonância é um podcast do HC da Unicamp em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.
Dia Mundial da Artrite Reumatoide
O Dia Mundial da Artrite Reumatoide é celebrado no dia 12 de outubro com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença inflamatória crônica e progressiva, responsável por afetar as articulações. No dia 17 de outubro, às 14h30, no ambulatório de Clínica Médica, no terceiro andar do HC da Unicamp, o projeto Meses Coloridos fará uma ação entre pacientes, visitantes e colaboradores.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: SEC Unicamp